COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2019 – Defensoria recebe conselheiros tutelares e emite nota conjunta de esclarecimento
A nota pública, em vídeo, busca esclarecer ruídos de comunicação sobre compartilhamento de espaços dos conselheiros com catadores
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recebeu na tarde desta terça-feira, 5, em sua central do Plantão do Carnaval, conselheiros tutelares que se queixam de problemas gerados após divulgação, pela Instituição, de notícias que apontavam impossibilidade de compartilhamento de espaço com catadores para alimentação e higiene pessoal em escola no Circuito Dodô (Barra). A Defensoria já havia publicado Nota aos Conselheiros em seu site esclarecendo o ocorrido.
A comitiva foi recebida pela coordenadora-geral do Plantão do Carnaval, Firmiane Venâncio, e pela coordenadora do Plantão Penal, Fabíola Pacheco, que ouviram os conselheiros e esclareceram a posição da Defensoria Pública. Com o objetivo de dirimir interpretações equivocadas da imprensa e da sociedade civil sobre os membros dos Conselhos Tutelares, foi emitida uma nota pública em vídeo ( clique aqui) com a coordenadora-geral e o coordenador do Conselho Tutelar do bairro da Federação (Salvador), Leu Brasil, ora divulgado. A Defensoria Pública também se disponibilizou para publicizar a nota de esclarecimento dos conselheiros sobre o fato, que segue abaixo, como forma de dar visibilidade ao posicionamento do grupo sobre o acontecido.