COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2019 – Defensoria recebe denúncia de trabalho infantil nas proximidades de circuito

02/03/2019 17:07 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Instituição foi até à Avenida Joana Angélica e flagrou menino em situação de trabalho infantil

O terceiro dia do Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no Carnaval 2019 começou intenso. Logo nos primeiros minutos do início do Plantão, a Instituição recebeu a denúncia de que uma criança estava trabalhando nas proximidades do circuito Osmar, no centro da cidade.

Para apurar a denúncia, a defensora pública Fabiana Miranda foi até à Avenida Joana Angélica, nas proximidades de um shopping da cidade. Durante a itinerância, a defensora observou que uma criança, de aproximadamente dois anos, estava acompanhando a mãe, que é vendedora ambulante. “Você sabe que a cidade conta com Centros de Convivência para abrigar os filhos dos ambulantes e catadores? São espaços apropriados para que eles fiquem enquanto vocês trabalham”, orientou a defensora. “Eu prefiro que ele fique comigo”, respondeu a mãe.

Ainda durante a itinerância, a denúncia sobre o trabalho infantil foi confirmada e a defensora flagrou o menino V., de 14 anos, sozinho, com uma faca na mão cortando pão para fazer cachorro quente. “Ele tem 14 anos e não pode trabalhar, deveria estar em casa”, explicou a defensora à colega do garoto. “Fizemos um trabalho educativo e de intervenção e só saímos de lá quando conseguimos que o menino parasse de trabalhar e fosse acompanhado por um adulto”, acrescentou a defensora.