COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2019 – Materiais informativos são distribuídos pela Defensoria nos circuitos

04/03/2019 19:18 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Orientações também foram dadas para quem está trabalhando ou curtindo os dias de folia

Fazendo valer a campanha “Trabalhando na folia para garantir seus direitos”, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA distribuiu, em mais um dia do Plantão do Carnaval 2019, materiais informativos, como panfletos e ventarolas, para quem está trabalhando ou curtindo a folia.

Na passagem pelas ruas em uma das itinerâncias, a defensora pública Walmary Pimentel deu orientação à catadora de materiais recicláveis Eliene Ribeiro dos Santos, 36 anos, que estava no circuito com o filho, de apenas 5 anos, sobre a exposição da criança na rua e a existência dos Centros de Convivência voltados para abrigar os filhos dos ambulantes e catadores enquanto eles trabalham. “É um local seguro em que as crianças e adolescentes são separados por idade e podem fazer as refeições, tomar banho e participar de atividades culturais enquanto vocês, pais, estão trabalhando”, explicou a defensora.

Surpresa com a abordagem e com a atenção e orientação dadas pela defensora, que também falou sobre os dias e horários do Plantão da Defensoria no carnaval, a catadora afirmou que já sabe a quem recorrer quando precisar que seus direitos sejam garantidos. “No meio do vai e vem do carnaval, que bom saber que tem alguém que olha por nós. Ela me viu e veio até aqui me dar essas orientações”, agradeceu Eliene, que mora no bairro de Nova Brasília, em Salvador, mas dorme na rua durante todos os dias da folia.

“Não tem como ir pra casa todo dia e voltar. Saí na quinta e só volto na quarta-feira. Qualquer latinha que a gente encontra por aí já garante a possibilidade de ir aumentando o dinheiro que recebemos. É pouco dinheiro [entre R$ 70,00 e R$ 90,00] para o que a gente trabalha e anda durante todo o dia, mas já ajuda em casa”, revelou a catadora, em meio aos dois sacos grandes com latas que já tinha conseguido catar no dia.