COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2019 – Sepromi e Defensoria reforçam parceria no enfrentamento ao racismo

01/03/2019 18:07 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 - Texto e foto

Representantes da Sepromi visitaram a central do Plantão do Carnaval da Defensoria, no Canela

A atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no enfrentamento ao racismo no Estado de maior concentração de pessoas pretas (IBGE,2010) é reconhecida pela Secretaria de Promoção da Igualdade – Sepromi. Na tarde do segundo-dia de plantão representantes da secretaria visitaram a central do Plantão do Carnaval 2019 da Defensoria.

A coordenadora Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Lucy Goes, e a coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Nairobi Aguiar, foram recebidas pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, pela coordenadora geral do Plantão do Carnaval da DPE/BA, Firmiane Venâncio, e pelas defensoras plantonistas Walmary Pimentel e Ariana de Souza.

Entre os temas abordados durante a visita institucional estão a consolidação na Lei Complementar 26/2006, a partir da LC 46/2018, das políticas públicas voltadas para a inclusão, através de cotas para negros, índios e deficientes físicos. Firmiane Venâncio, que respondeu nos últimos quatro anos pela Escola Superior da Defensoria Pública, falou sobre o trabalho desenvolvido para a avaliação de pertencimento à raça no último concurso para defensores públicos e da seleção REDA, promovidos pela Defensoria. Também destacou a preparação que a Esdep vem desenvolvendo com os novos membros negros da classe para enfrentamento do racismo nos locais para onde sejam designados.

“A Defensoria já participa da Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa. Pra gente tem sido uma parceria fundamental no combate aos crimes de racismo. Essa parceria tem amadurecido ao longo dos tempos e hoje nós já percebemos um impacto muito grande no Estado da Bahia no enfrentamento ao racismo e todas as formas de intolerância”, afirmou Luci Goes.

As pessoas que necessitem do apoio da Defensoria Pública para urgências e emergências neste Carnaval podem ir na sede do Plantão, na rua Pedro Lessa, 123, Canela. Informações pelos telefones 3116-0511 ou 99913-9198. É a Defensoria trabalhando na folia pra garantir seus direitos.