COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defendendo a cultura negra: Defensoria participa da saída do Ilê Aiyê

23/02/2020 11:53 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 e Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Instituição lançou, no início de fevereiro, a campanha "Defenda sua cultura. Defendemos seus direitos" visando a valorização da cultura negra a e defesa dos blocos afro e afoxés

O terceiro dia de Plantão do Carnaval 2020 da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi encerrado à noite, com a tradicional saída do Ilê Aiyê no bairro do Curuzu junto a multidões. Para além da sua importância na folia soteropolitana, o Ilê é um dos diversos blocos afro e afoxés apoiados pela DPE/BA na campanha “Defenda sua cultura. Defendemos seus direitos”, lançada neste ano para dar visibilidade à cultura negra.

Representando a instituição, a defensora pública Analeide Accioly presenciou o momento na noite deste sábado, 22. “Participar da saída do Ilê Aiyê é um momento ímpar no carnaval para a Defensoria, especialmente neste ano que lançamos a nossa campanha em prol do fortalecimento dos blocos afro e afoxés. Historicamente, e lamentavelmente, eles vêm sendo deixados de lado pelos poderes públicos da esfera municipal e estadual”, afirmou.

Analeide destaca ainda que o apoio e diálogo junto aos blocos afro e afoxés não é restrita apenas ao período carnavalesco. “Ratificamos mais uma vez que não se trata de uma campanha apenas para o Carnaval, mas uma campanha que veio para permanecer, se firmar e corrigir distorções históricas que temos aqui no estado da Bahia. A gente levanta essa bandeira, que tem que ser de todos”, ressaltou.

Na ocasião, a defensora pública Mônica Aragão também esteve presente na saída do bloco reforçando o apoio institucional disponibilizado pela DPE/BA. A diretoria e a presidência do Ilê Aiyê receberam as defensoras públicas e destacaram a importância do fortalecimento da cultura negra.

“Esta é uma campanha muito legal. Nós, dos blocos afro e afoxés, estamos nos reunindo com a Defensoria e daremos continuidade às ações depois do Carnaval. A atuação da Defensoria vai ser de muita utilidade uma vez que nós precisamos desse tipo de assistência e apoio”, destacou Antonio Carlos dos Santos Vovô do Ilê Aiyê,  presidente e fundador do bloco.

Campanha e Manifesto

A campanha “Defenda sua cultura. Defendemos seus direitos”, da DPE/BA, foi lançada em 05 de fevereiro de 2020, em coletiva de imprensa realizada na sede do Olodum, Pelourinho. Na ocasião, a DPE/BA e os blocos lançaram também um manifesto em defesa da cultura negra. O objetivo é destacar a importância dos blocos afro e afoxés no Carnaval soteropolitano e, ao longo do ano, nas comunidades onde desenvolvem trabalhos permanentes.

Confira aqui o manifesto em defesa da cultura negra.