COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2020 – Defensoria chama a atenção para as rotas de fugas do circuito Dodô durante reunião de operação do carnaval
Ontem, 23, a Defensoria já havia pedido à prefeitura que retirasse os obstáculos de concretos que impedem parcialmente o acesso à avenida Oceânica
O Circuito Dodô, que fica na orla entre a Barra e Ondina em Salvador, é o que tem recebido mais público neste carnaval segundo relatório apresentando na quarta Reunião de Avaliação da Operação Carnaval 2020, desta segunda-feira, 24. No encontro a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA pediu apoio das instituições que integram a Operação Carnaval, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, para atuação conjunta em relação as rotas de fugas do circuito.
O coordenador-geral do Plantão de Carnaval da Defensoria, Pedro Casali Bahia, apresentou na reunião a atuação institucional e destacou que a Defensoria recebeu denúncias sobre a obstrução parcial das rotas de fuga.
“Defensores foram in lonco para averiguar a situação e comprovaram que obstáculos de concretos foram postos nas ruas transversais a Oceânica, que estão identificadas como rotas de fuga, o que pode atrapalhar o fluxo de pessoas, caso haja necessidade de dispersão. Precisamos da colaboração de todos para atuarmos juntos nesse caso”, afirmou.
No ofício encaminhado no domingo, 23, a prefeitura, a Defensoria apontou que o problema pode ser facilmente identificado nas ruas professor Lemos de Brito, Francisco Otaviano, professor Fernando Luz, Marquês de Caravelas, Alfredo Magalhães, Dom Marcos e Avenida Almirante Marque de Leão.
Audiências de Custódia
Na reunião, Pedro Casali divulgou ainda que a instituição é responsável pela defesa em 78% das audiências de custódia realizadas, em Salvador, no domingo, 24. E destacou as visitas que a Defensoria têm realizado nos postos policiais dentro e fora dos circuitos com o objetivo de estreitar laços entre as instituições.
A coordenadora da área penal no plantão de carnaval da Defensoria, Fabíola Pacheco, também participou da reunião.