COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defensoria sedia reunião de rede de enfrentamento à violência contra a mulher

22/02/2020 21:04 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

O encontro ocorreu na sede do plantão da Defensoria baiana, no Canela

Como já acontece tradicionalmente nos plantões de carnaval, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recebeu neste sábado (22) representações de diversões órgãos e entidades governamentais para a reunião da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Violência contra a Mulher no Carnaval.

No encontro, ocorrido no bairro do Canela, onde a DPE/BA funciona durante o plantão do Carnaval, foram trocados relatos e experiências das ações das entidades no combate a violência contra mulheres, além de ações preventivas que esses órgãos estão realizando durante as festividades.

De acordo com o coordenador-geral do Plantão no Carnaval 2020 e subdefensor público geral, Pedro Paulo Casali Bahia, sediar este encontro da Rede é um reconhecimento que as instituições têm da importância da atuação da Defensoria durante todo o ano. 

“A DPE/BA sempre participou de forma ativa desta temática através de núcleo específico ligado a direitos humanos, na capital, além da atuação dedicada dos colegas no interior do estado. Temos uma atuação sólida no combate à violência contra a mulher e esta troca de experiências no carnaval é o melhor caminho para o enfrentamento desse tipo de violência”, declarou Pedro Bahia.

O coordenador-geral do Plantão no Carnaval 2020 da Defensoria destacou, ainda, que o encontro das entidades que compõem a Rede é importante para o registro amplo das ocorrências e poder configurar um mapa adequado de violência contra a mulher. 

“Buscamos obter um mapa das ocorrências que são levadas aos diversos atores da folia e que pode, talvez, não gerar  registro policial. A Violência doméstica tem um espectro amplo e pode se iniciar fora do circuito do carnaval, mas em razão dele. É necessário que esse grupo se mantenha ativo, trocando experiências para fazer o enfrentamento dessa questão”, afirmou.

Presente na reunião, a secretária estadual de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, considerou positivo o encontro para fortalecer os laços da rede de enfrentamento aos casos de violência.

“Com essa articulação, podemos ter ações mais coordenadas e assim, acionar mais agilmente os integrantes da rede, quando for necessário. Estamos mantendo nossas comunicações bem conectadas”, declarou a secretária Julieta Palmeira.

Para a Major Paula, que representou a Ronda Maria da Penha no encontro, os relatos dos representantes das diversas entidades demonstram uma redução de ocorrências de violência contra a mulher durante o Carnaval de Salvador.

Também estiveram presentes na reunião da rede de enfrentamento e atendimento à violência contra a mulher no Carnaval representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado, Casa Abrigo, Tribunal de Justiça da Bahia, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Projeto Viver e Hospital da Mulher.