COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – DPE/BA prestigia inauguração da Casa Respeita as Mina

20/02/2020 12:44 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922 com informações da SPM

O estabelecimento, instalado no antigo prédio do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, acolherá e orientará mulheres em situação de violência

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA marcou presença na inauguração da Casa Respeita as Mina, que ocorreu nesta quarta-feira, 19, no Pelourinho, em Salvador. Criada para acolher e orientar mulheres em situação de violência, a Casa funciona no carnaval a partir desta quinta-feira, 20, das 13h às 21h, até a terça, 25, no mesmo horário.

O local, instalado no antigo prédio do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, funcionará em serviço de soft open, uma espécie de fase de testes. Segundo a Secretaria de Políticas para a Mulheres, neste primeiro momento, a ideia é que o público se familiarize com o espaço, que retornará seu funcionamento entre os dias 02 e 30 de março, com atividades que farão parte das comemorações do Março Mulher.

A coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, defensora Pública Eva Rodrigues, presente no evento inaugural, destacou que esse equipamento é fundamental para a rede de proteção às mulheres estar atenta às violações de direitos durante o período momesco. 

Segundo ela, por meio da casa, podem ser identificados casos em que a Defensoria pode atuar. Há orientação para que, quando for necessário, mulheres sejam encaminhadas para atendimento na central do Plantão do Carnaval da Instituição, no bairro Canela, em Salvador.

A Casa é uma iniciativa da Maré Produções, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres  – SPM e tem patrocínio da Bahiatursa, do Goethe-Institut e da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha.

O evento de abertura contou com um show da Banda Didá e da cantora Larissa Luz. Entre as autoridades presentes, a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado; a Cônsul Geral da Alemanha no Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira; o diretor executivo do Goethe-Institut Salvador, Manfred Stoffl; e a atriz Sibel Kekilli, representando a rede UNIDAS.