COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2020 – Parceria entre Defensoria e Prefeitura contra o trabalho infantil é reforçada em visita
Entidades avaliaram, em encontro na sede do plantão da DPE/BA, ações que estão sendo desenvolvidas sobre o tema nos circuitos carnavalescos
A parceria que já acontece durante todo o ano entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) de Salvador foi reforçada com uma visita feita nesta segunda-feira, 24, pelo diretor de Infância e Juventude, José Carlos Souto, e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marlos Matos Carvalho, à sede do plantão da DPE/BA no Carnaval, no Canela.
Na oportunidade, as defensoras públicas Gisele Aguiar e Eva Rodrigues recepcionaram os integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente e avaliaram as ações que estão sendo feitas pelas duas entidades para combater o trabalho infantil nos circuitos do Carnaval 2020.
Segundo a defensora Gisele Aguiar, a SPMJ faz parte do sistema de garantia de direitos, e, por isso, sempre há muitos assuntos em comum para serem tratados, não apenas durante o Carnaval. No encontro, um dos temas foi o funcionamento dos três Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs), com capacidade para receber até 460 crianças e adolescentes, filhos de vendedores ambulantes e de catadores de latinha.
“Nossa abordagem com a Secretaria sempre é de diálogo. Ela vem aumentado nos últimos anos a atuação no Carnaval, que tem como ponto forte o Centro de Acolhimento. Fomos lá em duas oportunidades, uma para verificar a situação antes das crianças serem recebidas e outra durante o evento para acompanhar as condições de recepção destes jovens”, declarou a defensora Gisele Aguiar.
De acordo com o diretor de infância e juventude da Secretaria, José Carlos Souto, a visita à Defensoria é um agradecimento ao trabalho preventivo feito pela DPE/BA, o que em sua avaliação ajuda a resolver rapidamente qualquer tipo de problema que envolva crianças e adolescentes.