COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2020 – Projeto Viver, no IML, é visitado pela Defensoria Pública
Liminar proferida na semana passada determina a reabertura da unidade de Periperi
O Projeto Viver (Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), foi visitado pela equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia neste sábado de Carnaval, 22. O serviço integra o Plantão Integrado de Proteção e funciona até a quarta-feira de Cinzas no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, no Vale dos Barris, em Salvador.
A coordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, e a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, dialogaram com a coordenadora do Viver, Divonete Santana, sobre o Carnaval e a decisão em caráter liminar que determina a reabertura da unidade em Periperi. A ação foi impetrada pela Defensoria Pública desde 2016.
“Estamos para somar, unir esforços para a reestruturação do Viver”, Gisele Aguiar. De acordo com a defensora pública, todo o processo foi explicado à coordenadora do Viver, que ocupa o cargo de forma mais recente. “Tudo foi construído com a equipe anterior do projeto, que enfrentava dificuldades para o pleno funcionamento”, explicou Gisele.
De acordo com a coordenadora Divonete, o usuário é atendido com ou sem documento:” Se o objetivo do projeto é acolher a vítima de violência sexual, e essa violência pode ocorrer em qualquer momento, temos que ter esta sensibilidade”. O Viver registrou uma ocorrência ontem, 21, onde a vítima foi um garotinho de 6 anos. fora do circuito do Carnaval. Divonete informou que após o acolhimento a família foi encaminhada para o Cedap (Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa ). Também foi feito agendamento para retorno da família ao Serviço Viver. Se consentido pela família, a vítima continuará com atendimento psicossocial e médico.
O Plantão do Viver começou dia 21 e vai até dia 26. das 8 às 17 horas, no IML, localizado no Departamento de Polícia Técnica. Telefone 3117-6702 e 3117-6700.