COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2020 – Público infantil é acompanhado pela Defensoria nos circuitos e fora deles durante período
Em Salvador, já é tradição o público infantil ter uma programação especial de carnaval. Neste domingo, 23, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA acompanhou de perto os pequenos foliões nos bloquinhos do circuito Osmar, no bairro Campo Grande.
Anderson Silva Borges aproveitou a manhã de domingo para levar as filhas Cecília Paiva, de 8 anos, e Lavínia Paiva, de 6 anos, para aproveitar a matinê. Ele foi uns dos pais abordados pela equipe da Defensoria, que fez a distribuição de pulseirinhas de identificação no local.
“É um trabalho importante e essencial por causa do grande número de pessoas que circulam no espaço. A gente nunca espera, mas caso uma da criança se perca será muito mais fácil de encontrá-la”, declarou.
A atuação da Defensoria vai além dos circuitos – é o que afirma a coordenadora da Especializada da Defesa do Direito da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, uma das defensoras que participam do plantão de carnaval da Defensoria este ano.
“Há 13 anos a Defensoria vem atuando na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no plantão de carnaval. Nós acompanhamos de perto os centros de convivências, onde ficam os filhos dos ambulantes e catadores, para avaliar a regularidade dos locais e temos também um defensor que atua diretamente com os casos de adolescentes apreendidos”, explicou.
A defensora destacou ainda que o trabalho é realizado o ano inteiro. “A Defensoria e as demais instituições que participam do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente se reúnem logo depois do carnaval para avaliar o trabalho, assim como também propor novas medidas que garantam ainda mais efetividade na atuação conjunta”.
*as fotos de crianças foram tiradas com a autorização dos pais