COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2020 – Unidade Móvel alcança mais de 9 mil pessoas em quatro dias de plantão
Equipamento ficou instalado em Ondina e no Pelourinho
A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA encerrou o plantão do Carnaval 2020 com alcance de 9,2 mil pessoas durante os quatro dias em que esteve em dois circuitos oficiais da folia. No Pelourinho (Batatinha), o equipamento ficou localizado no Terreiro de Jesus e alcançou 3,4 mil pessoas nos dias 22 e 23 de fevereiro. Já em Ondina (Dodô), na avenida Adhemar de Barros, houve 5,8 mil pessoas impactadas nos dias 24 e 25 do respectivo mês.
Durante o período, houve atendimentos nas áreas penal, infância, registro público e de família com ocorrências ligadas à inspeção de locais, acessibilidade, violência policial, consumidor, alimentos, crianças e adolescentes, entre outros. As principais demandas trataram de orientações jurídicas, consultas processuais, além da realização de itinerâncias em diversos pontos dos circuitos e distribuição de pulseiras de identificação infantil.
Coordenadora da Unidade Móvel no plantão de Carnaval 2020, a defensora pública Mônica Aragão destacou a aproximação entre a DPE/BA e a população por meio dos atendimentos e ações realizadas por meio da UMA.
“Temos uma avaliação positiva, pois a Unidade Móvel é de grande visibilidade da Defensoria Pública. É um ponto de apoio porque as pessoas podem buscar qualquer tipo de atendimento, dentro da atuação da instituição, que vão encontrar defensores e servidores para orientá-las. E, ainda que não atue, pode dar as devidas instruções”, afirma.
Com a presença do público infantil nos circuitos, a distribuição de pulseiras de identificação por parte da Defensoria também se tornou uma referência para os pais. “A população já descobriu que é um local onde é possível identificar crianças. Então os pais já buscam espontaneamente a Defensoria para identificar seus filhos antes de descerem para os bailinhos e, neste momento, já são orientados sobre o nosso plantão de Carnaval”, destaca a Mônica Aragão em referência especial à atuação no circuito Batatinha.
“Defenda sua cultura. Defendemos seus direitos”
A coordenadora da UMA neste plantão de Carnaval também destacou a importância de disponibilizar atendimentos por meio da Unidade Móvel no Pelourinho, em especial por ser a primeira vez em que a DPE/BA lançou a campanha específica para o período no dia 05 de fevereiro, cujo lema é “Defenda seus direitos. Defendemos seus direitos”.
“Neste ano, tivemos pela primeira vez uma campanha temática, que abordou a valorização da cultura e dos blocos afro e afoxés. Isto casou perfeitamente com a função da UMA e o local estratégico onde estava posicionada, que é o Pelourinho, local de grande expressão da cultura negra. Também pudemos acompanhar o desfile de parte dos blocos afro e afoxés, os quais assinam o nosso manifesto, para dar apoio além de prestar orientação àqueles foliões que brincavam no Carnaval”, finalizou Aragão.
Os atendimentos e ações foram realizados também pelas defensoras públicas Ariana Silva e Maria Carmem Novaes, além das servidoras Alana Rosa, Graziela Oggioni, Juliana Nascimento, Larissa de Novaes, Lílian Antonino e Zuleide Andrade; e dos servidores André Almeida, Ricardo Borges e Péricles Alves.