COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Defensoria apresenta dados do segundo dia do Plantão em reunião de avaliação
Encontro reúne Instituições que atuam no carnaval
Os principais registros, a produtividade, os procedimentos e o comparativo em relação ao carnaval anterior estiveram em destaque neste sábado, 18, em mais uma reunião de avaliação da Operação Carnaval 2023, que é promovida diariamente pela Policia Militar do Estado da Bahia – PMBA e conta com a participação de Instituições que atuam na festa, como a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
A responsável pela Relatoria Penal no Plantão da Defensoria no Carnaval 2023, a defensora pública Cynara Fernandes, representou a Instituição no encontro e apresentou os dados do segundo dia do Plantão.
Na área Penal, de acordo com a relatora, a Defensoria foi responsável por 66% das defesas nas audiências de custódia e também realizou itinerâncias nas delegacias e nas Centrais de Flagrantes. “Ontem, foram realizadas 6 audiências de custódia e a Defensoria acompanhou 4 delas. Fazendo um comparativo com o mesmo período no Carnaval 2020, foram realizadas 19 audiências de custódia no segundo dia. Esse dado talvez já seja um indicativo de redução dos índices de violência”, percebeu a defensora.
Já na área Não-Penal, ainda segundo a relatora, fazendo valer o tema da campanha do Plantão deste ano, foram intensificadas as visitas na Central de apoio aos catadores de materiais recicláveis, nos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência – CAACs e nos Conselhos Tutelares.