COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Defensoria e Guarda Municipal dialogam sobre importância da segurança pública humanizada
Encontro ocorreu na sede do plantão de carnaval da Defensoria no Canela na tarde desta sexta, 17.
Segurança pública também é uma das pautas tratadas pela Defensoria Pública da Bahia no plantão de carnaval 2023. Nesta sexta-feira (17), a subdefensora pública geral e coordenadora do plantão, Firmiane Venâncio, recebeu na sede da Defensoria no Canela, representantes da Guarda Municipal de Salvador. A reunião serviu para estreitar relações de atuação institucional e dialogar sobre a importância da segurança pública humaniza, principalmente, durante o carnaval.
O inspetor-geral da Guarda, Marcelo Silva, falou sobre a instituição, fundada em 2008, e destacou os avanços propostos pela direção do órgão para tornar a atuação da Guarda Municipal de Salvador cada vez mais próxima e atenta as vulnerabilidades da população soteropolitana.
Silva também enfatizou a importância da aproximação com a Defensoria e já antecipou pedido para que a instituição participe da preparação, em educação em direitos, da equipe operacional e de abordagem para a próxima edição do plantão de carnaval. “Precisamos criar uma cultura de segurança pública. Seria importante a Defensoria participar dessa capacitação”. O inspetor-geral estava acompanhado do coordenador jurídico Ricardo Pombal e do coordenador de Ações de Prevenção a Violência.
A subdefensora-geral, Firmiane Venâncio, avaliou importante a aproximação e diálogo entre as instituições. Destacou o trabalho que a Defensoria já promove na educação em direitos na sociedade civil e também em instituições. E, por fim, colocou a instituição à disposição da Guarda Municipal para futuras parcerias. A coordenadora do plantão do carnaval da DPE/BA estava acompanhada dos defensores públicos Gil Braga, Clériston de Macedo e Pedro Casali Bahia, e juntos entregaram aos convidados um kit cartilhas e publicações voltadas para a educação em direitos.