COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Defensoria reafirma a importância de valorização dos blocos afro como estratégia de combate ao racismo
Na 14° edição do plantão da DPE/BA, a instituição fortalece a parceria com os blocos afro
“Abre alas, o Olodum chegou”. Foi no ritmo forte e contagiante dos tambores do Olodum que nesta sexta-feira, 17, o segundo dia do Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia foi marcado pela reafirmação do compromisso no combate ao racismo e da valorização dos blocos afro no Carnaval de Salvador.
As defensoras públicas Eva Rodrigues e Gisele Argolo foram até à Casa do Olodum, no Pelourinho, para acompanhar a saída do bloco, que atraiu centenas de foliões e foliãs espalhadas pelas ladeiras do Pelourinho.
“Em 2020, a campanha da Defensoria foi uma campanha de valorização dos blocos afros, nós fizemos inclusive o lançamento do Carnaval aqui na Casa do Olodum. Depois de 2 anos sem Carnaval, retornar ao local onde pra gente é muito especial, sobretudo quando a gente identifica que a nossa campanha repercutiu forte nos blocos afro. Ficamos cientes de que dos 123 blocos inscritos no edital Ouro Negro, 63 foram aprovados para desfilar neste Carnaval. Então estamos aqui com o compromisso de seguir visibilizando os blocos afros e fortalecendo essa estratégia de combate ao racismo”, afirmou Eva Rodrigues.
Campanha de Carnaval
As defensoras também aproveitaram para promover a campanha de Carnaval da Defensoria 2023. Anualmente, a instituição elege um tema associado ao seu papel institucional para colocar em destaque através da visibilidade da festa. Desta vez, a ação publicitária coloca em destaque a importância de ambulantes, catadores(as) de materiais recicláveis e cordeiros(as) para a festa e promove educação para a garantia de direitos desses segmentos, que costumam ser invisibilizados na folia.
Com o tema “Ambulantes, catadores(as) e cordeiros(as): valorize quem dá show no carnaval”, as defensoras distribuíram ventarolas, panfletos e adesivos com informações da campanha, atuações da Defensoria e os canais de atendimento durante o plantão deste ano.
A ação publicitária conta também com peças gráficas para as redes sociais, vídeos para TV, spot de rádio, outdoor e backbus, além de reportagens e produções especiais sobre a temática.