COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Em reunião de avaliação, Defensoria destaca chegada da Unidade Móvel para reforçar atendimento nos circuitos
Resumo das itinerâncias feitas nas áreas Penal e Não-Penal feitas no terceiro dia do Plantão foram apresentadas na manhã de hoje, 19
“Que possamos, juntos e através destes dados apresentados, pensar na solução dos casos que aparecem no carnaval”. Para o coordenador-geral do Plantão da Defensoria no Carnaval 2023, Gil Braga, a prova de que a união e o trabalho integrado fazem a força e trazem resultados positivos pôde ser vista na manhã deste domingo, 19, durante a terceira reunião de avaliação diária da Operação Carnaval 2023, promovida pela Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA e que, mais uma vez, contou a apresentação dos resultados alcançados pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
Através de fotos e gráficos, o coordenador-geral apresentou um resumo de todo o trabalho desenvolvido nas itinerâncias feitas pela DPE/BA durante o terceiro dia do plantão. “Na área Penal, fomos a sete delegacias para observar se haviam pessoas presas e também atuamos em três das quatro audiências de custódia realizadas. Já na área Não-Penal, além de visitar postos de saúde para verificar a localização, acessibilidade, estrutura, disponibilidade de ambulância, medicamentos e materiais de urgência e para reanimação, fomos também conferir o funcionamento das unidades de acolhimento institucional a pessoas em situação de rua”, explicou Gil Braga.
Ainda durante a apresentação, o coordenador-geral destacou que a Unidade Móvel de Atendimento – UMA começou a reforçar o Plantão da Defensoria. “A nossa Unidade Móvel circula por toda Bahia e, durante o Carnaval, trazemos ela para atuar dentro dos circuitos. O atendimento começou ontem, continua hoje no Pelourinho e, amanhã e terça, será na Avenida Milton Santos, em Ondina”, acrescentou.
Integração
O compartilhamento de dados assim, como os da Defensoria, ajudam no planejamento do carnaval e é por isso que são realizadas estas reuniões de avaliação diária. Na visão do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, é fundamental que os órgãos trabalhem de maneira integrada em prol do sucesso do evento. “É a integração de todos os órgãos em uma operação da dimensão do Carnaval. São todos juntos com um só propósito: servir à população e fazer o melhor trabalho possível. Vamos seguir firmes, fortes e integrados até o final. Faltam três dias”, contabilizou o secretário.