COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2023 – Grupo de Trabalho de Igualdade Racial da PM da Bahia visita o plantão de Carnaval da DPE/BA

17/02/2023 11:32 | Por Thais Faria - DRT 6618

O Major Silvio Rosário, a Sargenta Márcia Guimarães e a Cabo Aranha buscaram aproximação com da atuação de combate ao racismo da Defensoria.

A convite da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia, o Grupo de Trabalho de Igualdade Racial da Polícia Militar da Bahia visitou a sede do plantão do carnaval da Defensoria, no Canela, nesta sexta-feira (17). Neste Carnaval 2023, de forma pioneira, a PM da Bahia lançou a ronda antirracista que tem a intenção de controlar, acompanhar e intervir em casos de racismo cometidos por policiais militares ou onde policiais militares sejam as vítimas. Estavam presentes a reunião as defensoras públicas Eva Rodrigues, Gisele Argolo, Analeide Accioly e os defensores públicos Pedro Casali, Virdálio Neto e Gil Braga. 

Para garantir uma formação qualificada, a ouvidora-geral Sirlene Assis trouxe o Major Silvio Rosário, Sargenta Márcia Guimarães e Cabo Aranha para aproximar da atuação da DPE/BA no combate ao racismo e conhecer as produções e materiais produzidos na instituição.

A cartilha Nossa Querida Bia foi entregue aos membros do GT. “Nós reconhecemos a necessidade de atuação do Estado nessa perspectiva antirracista e a importância desse acompanhamento que a DPE/BA faz com as instituições. Hoje, a injúria racial já é equiparada ao crime de racismo, então nós estamos aqui não só com a função de articulação interinstitucional, mas também com a função de orientação, de instrução do nosso afetivo e de acompanhamento no circuito do nosso afetivo no processo de desenvolvimento de um serviço mais elaborado de serviço, com uma maior qualidade para a população baiana”, afirma o Major Silvio Rosário.