COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Mais de 1.400 pessoas já foram atendidas pela Defensoria; dados foram apresentados na última reunião de avaliação
A subdefensora pública geral e coordenadora-geral do Plantão da DPE/BA no Carnaval 2023, Firmiane Venâncio, apresentou um balanço da atuação da Instituição
O Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no Carnaval 2023 chega ao sexto e penúltimo dia com bons resultados demonstrados em números. Na manhã desta terça-feira, 21, foi realizada a última reunião de avaliação diária da Operação Carnaval 2023, promovida pela Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA e que, de acordo com os dados apresentados pelos órgãos de segurança pública, saúde, trânsito, promoção e defesa dos direitos, o saldo da folia foi positivo.
Durante a apresentação dos números alcançados pela Defensoria no Carnaval 2023, a subdefensora-geral, Firmiane Venâncio, apresentou uma parcial dos atendimentos realizados e o de medidas judiciais adotadas até ontem. Nos cinco primeiros dias do Plantão, 1.408 pessoas foram diretamente alcançadas pelas ações e atendimentos. Até as 21h de ontem, foram adotadas 26 medidas judiciais para assegurar os direitos dos cidadãos e das cidadãs.
Já em relação às 44 pessoas conduzidas para as audiências de custódia, a DPE/BA atuou na defesa de 19 delas e, dos pedidos de liberdade provisória postulados, 13 foram deferidos. “Uma festa do tamanho do carnaval se produz de forma coletiva. Parabéns a todos os órgãos que construíram essa atuação no Carnaval 2023 e que, pelos números aqui apresentados, já podemos constatar que foi exitosa”, parabenizou a subdefensora pública geral, que também é coordenadora-geral do Plantão da DPE/BA no Carnaval 2023.
Ainda sobre números registrados pela DPE/BA, mais de 3.700 materiais de divulgação da campanha temática do Plantão deste ano, como panfletos, ventarolas e adesivos de isopor, foram distribuídos em todos os circuitos da folia e ganharam muito mais repercussão em prol da valorização do trabalho de ambulantes, catadores(as) e cordeiros(as). Além disso, quase 800 pulseiras de identificação infantil foram fixadas nos braços das crianças pela equipe da Defensoria.
Por falar em equipe, a subdefensora pública geral encerrou a apresentação com um agradecimento especial à equipe que, através de escala, vem trabalhando das 9 às 21h desde a quinta-feira, 16, e que segue até amanhã, 22, às 15h, de plantão para garantir que os direitos, de quem está no circuito ou fora dele, não sejam violados. “Quero agradecer aos(às) 120 defensores(as) públicos(as) e servidores(as) que ajudaram a Defensoria a fazer o Carnaval 2023 com tanto êxito”, finalizou Firmiane Venâncio.