COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Ouvidoria do Estado procura Defensoria para articular atuação no carnaval
A parceria entre as instituições vai beneficiar os(as) assistidos(as) da Defensoria e as pessoas com demandas na Ouvidoria do Estado
Com o objetivo de articular parceria para atuação no período do carnaval na capital baiana, a Ouvidoria do Estado se reuniu com a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA. O encontro aconteceu na quarta-feira, 25, na sede da DPE/BA e foi tido como bastante proveitoso pelo defensor-geral, Rafson Ximenes e pela ouvidora Arany Santana.
De acordo com Rafson Ximenes, a parceria com a Ouvidoria do Estado vem como mais uma forma de levar o melhor serviço possível ao cidadão, visto que no período carnavalesco a instituição tem um número de procura elevado. “A Ouvidoria do Estado é extremamente importante nesse momento porque é o órgão de escuta do Governo do Estado com a sociedade”, afirmou o defensor-geral.
Rafson ressaltou ainda que a Defensoria é um catalisador das demandas sociais e que a parceria vai beneficiar o público assistido pela instituição. “Quando necessário, poderemos encaminhar os assistidos para a Ouvidoria e, da mesma forma, eles poderão encaminhar pessoas para a Defensoria”, explicou.
A ouvidora do Estado, Arany Santana, demonstrou contentamento com a parceria e afirmou que a colaboração com a DPE/BA é de suma importância. “Queremos resgatar a Ouvidoria do Estado da Bahia como uma ferramenta alinhada com o momento que vivemos e com o que pensa o nosso governador”, declarou.
Ela ainda destacou a importância do trabalho da Defensoria com a sociedade e seus assistidos, principalmente no momento atual. “Está há cem anos luz na frente de todos nós. Ela está de acordo, antenada e conectada com o momento político que vivemos, inclusive da refundação do nosso país e resgate da democracia”, afirmou.
A Defensoria irá funcionar em regime de plantão com sede na Escola Superior, no Canela, e atuações itinerantes. O Plantão inicia no dia 16 de fevereiro e segue até o dia 22. Durante o período, serão atendidos os casos de urgência e reforçado o diálogo com os entes públicos para promoção de direitos. Já a Ouvidoria do Estado promoverá atendimento itinerante no circuito do carnaval e receberá demandas através da central de atendimento.
Além do defensor e da ouvidora, participaram também da reunião Donila Fonseca, coordenadora da Especializada da Capital; Álvaro Gomes, assessor de assuntos interinstitucionais; Viviane Pereira, coordenadora da rede das ouvidorias especializadas e Geisiane Rocha, assistente da Ouvidoria.