COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2023 – Reconhecimento do trabalho da Defensoria é destaque em visita da Seades
Durante a visita, a atuação integrada entre as Instituições também esteve na pauta
O trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, e que não para nem no carnaval, ganha cada dia mais reconhecimento. As visitas recebidas neste Plantão do Carnaval 2023 reforçam a repercussão do trabalho da Instituição e fortalecem o diálogo e as parcerias. Na tarde deste sábado, 18, em sua sede no bairro do Canela, a Defensoria recebeu a visita da equipe da nova Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seades, criada há dois meses, após a reforma administrativa estadual.
A subdefensora pública geral e coordenadora-geral do Plantão, Firmiane Venâncio, deu as boas-vindas à titular da Seades, a secretária Fabya Reis, e toda a equipe, e explicou os detalhes do esquema montado pela Defensoria para atuar no carnaval.
“Durante todos os dias de carnaval, nosso plantão é das 9 às 21h e nossa atuação é para garantir que a assistência jurídica e a proteção aos direitos humanos não parem neste período. É daqui [da sede no Canela] que saem nossas equipes e organizamos todo o trabalho desenvolvido neste carnaval”, explicou a subdefensora-geral.
A atuação da DPE/BA foi parabenizada pela secretária Fabya Reis. “O carnaval é uma grande vitrine e a Defensoria Pública, como sempre, vem fazendo um trabalho extraordinário ao colocar-se a serviço dos cidadãos e cidadãs”, reconheceu.
Fortalecimento do diálogo
No encontro, as ações de potencialização das políticas públicas de inclusão, assistência social, combate à insegurança alimentar e de redução de riscos e danos para a população em situação de vulnerabilidade que a SEADS [que foi criada a partir do desmembramento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS] já vem executando também foram tema da reunião.
“Estamos aqui para fortalecer nossos diálogos institucionais e realinhar o conjunto de ações que envolvem direitos humanos, proteção, assistência e que estão totalmente integrados ao trabalho que a Defensoria também desenvolve”, propôs Fabya Reis. “Contem conosco, estamos à disposição”, concordou a subdefensora-geral Firmiane Venâncio, ao entregar à secretária um kit com todo o material institucional e educativo produzido pela Defensoria. O coordenador-geral do Plantão da Defensoria no Carnaval 2023, Gil Braga, e a coordenadora das itinerâncias de Direitos Humanos, Lívia Almeida, também participaram do encontro.