COMUNICAÇÃO
Carnaval 2024 – Defensoria realiza itinerâncias e dialoga com ambulantes no terceiro dia de Carnaval
Instituição também fez a identificação de crianças no circuito para facilitar o reconhecimento; ao todo, só neste sábado a instituição alcançou mais de 3.600 pessoas.
Para conhecer as queixas e dialogar com a administração municipal sobre melhorias na estrutura destinada aos(às) ambulantes, a DPE/BA visitou a “passarela” montada no circuito Barra/Ondina, que foi liberada para ocupação dos trabalhadores(as).
Durante a visita, os(as) ambulantes relataram queixas com relação à limpeza do espaço, drenagem da água do isopor, disponibilidade de banheiros químicos e segurança na área externa da plataforma.
“Dialogamos com os agentes da Semop que acompanharam nossa visita e nos foi assegurada a adoção de algumas medidas para solucionar as queixas dos(as) trabalhadoras(as)”, conta o defensor Virdálio Senna, que realizou a vistoria.
A atividade foi uma das inúmeras visitas, atendimentos, vistorias e reuniões realizadas pelo plantão da Defensoria, que só neste sábado alcançou mais de 3. 600 pessoas.
Pela manhã, uma equipe itinerante foi até o Campo Grande realizar vistorias durante a passagem do bloco infantil Pipoca Doce, comandado pela cantora Carla Perez. Com milhares de crianças na avenida ainda sem identificação, a Defensoria da Bahia intensificou a abordagem a pais e mães para colocar nome e telefone dos responsáveis pela meninada em pulseirinhas, e, assim, possibilitar o reencontro, caso elas se percam em meio à multidão. Até a quarta-feira de cinzas, a Defensoria pretende identificar pelo menos cinco mil crianças com pulseirinhas.
A Defensoria também visitou o espaço “Cuidar de Quem Cuida”, para conhecer a estrutura ofertada às catadoras de materiais recicláveis e verificou que o espaço oferta café da manhã, local para banho, e disponibiliza massagem terapêutica e acupuntura.
Além disso, aconteceu a reunião da rede de proteção às mulheres, tradicional já nos plantões da Defensoria durante o carnaval. A defensora-geral, Firmiane Venâncio, também recebeu na sede a secretária da Secretária Municipal de Política para as Mulheres, Fernanda Lordelo.
Já na área penal, em 20 audiências de custódia realizadas, 11 foram feitas por intermédio da Defensoria Pública da Bahia e nove foram patrocinadas por advogadas(os) particulares.