COMUNICAÇÃO
Carta traça rumo para as Defensorias no encontro regional dos defensores
Um documento oficial contendo diretrizes para a Defensoria nos próximos anos deve sair como resultado dos debates e reflexões do I Encontro Regional dos Defensores Públicos, que está acontecendo no Hotel Praiano, em Fortaleza-CE, desde quarta, 26. A Carta Nordeste será aprovada amanhã, sábado, 29, durante o encerramento do evento e tem o objetivo de traçar os rumos da instituição.
A Defensoria Pública da Bahia (DPE) está participando do encontro, que conta com a presença de dez defensores atuantes no Estado. O tema central do evento é "A Integração dos Defensores Públicos para Fortalecer o Acesso à Justiça no Nordeste" e, embora tenha caráter regional, reúne delegações representativas de todos os estados brasileiros e mais dirigentes da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).
De acordo com a programação, no primeiro dia do evento, na quarta, 26, aconteceu uma assembléia geral da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP). Está prevista para ocorrer ainda, na programação paralela, uma reunião de trabalho com os defensores que atuam na Área da Infância em todo o País e a II Reunião Nacional sobre Ouvidorias de Defensorias Públicas. A Conferência magna de abertura, que aconteceu no início da noite da quarta, 26, abordou o tema: "A Defensoria Pública e a Efetivação do Princípio da Igualdade".
Hoje, sexta, 28, acontecem duas palestras, seguidas de mesas redondas. A primeira, proferida pelo defensor público do Estado de São Paulo, Renato De Vitto, com mediação do presidente da Anadep, Fernando Calmon, discutirá a "Realidade e Perspectiva da Defensoria Pública".
A palestra que finaliza as atividades do dia será proferida pelo defensor público Roberto Freitas Filho, com o tema "Defensoria Pública e a Questão da Segurança: Indispensável Conexão".