COMUNICAÇÃO

Casamento coletivo de internos da PLB é promovido pela Defensoria Pública da Bahia

27/01/2016 20:17 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA - Fotos - Claudio Jansen

Iniciativa pioneira tem mais de 60 casais na lista de espera

“Hoje é um dia lindo e de muita felicidade”. Foi essa frase que a pequena Larissa*, de 7 anos, disse ao reencontrar o pai Olivio Pereira dos Santos, que cumpre pena em regime fechado na Penitenciária Lemos de Brito – PLB. Olivio e sua companheira Silvana Sousa de Jesus oficializaram a união, juntamente com outros oito casais, em um casamento coletivo promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, nesta quarta-feira, 27. A cerimônia foi inédita em presídios baianos e há previsão de outras futuramente, uma vez que já tem mais de 60 casais na lista de espera.

“Essas mulheres chegam aqui duas vezes por semana com todo sacrifício, às vezes, não só emocional, como econômico e elas tem muita dignidade de visitar seus companheiros. O casamento coletivo tem como objetivo dignificar as relações e mostrar o quanto o interno está comprometido. Esse ato pode servir como caminho para a ressocialização”, defendeu a defensora pública Fabíola Pacheco, idealizadora do projeto.

“Acredito no laço da família e esse evento simboliza a estrutura básica da sociedade. Os casais, a partir desse momento estarão legitimando relações de amor e afeto que vem sendo construídas ao longo dos anos. Onde existe amor não pode haver nenhum tipo de preconceito”, destacou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

O defensor-geral, Clériston Cavalcante, ainda informou que a partir de sua gestão há defensores públicos titulares em todos os presídios de Salvador e do interior da Bahia, inclusive nos novos que serão inaugurados em Barreiras e Vitória da Conquista, o que demonstra a importância do tema para a Instituição.

A coordenadora executiva das Defensorias Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, não escondeu a satisfação da realização do projeto, que foi pensado quando a mesma era subcoordenadora da Especializada de Família. Ela acredita que a iniciativa contribui para o processo de ressocialização de forma integral dos internos na PLB.

PARCEIROS DA INICIATIVA

“É com muita alegria que participamos, enquanto Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Gostaria de parabenizar uma instituição tão parceira quanto a Defensoria Pública que tem apoiado de forma contundente os projetos de ressocialização dentro da Administração Penitenciária”, disse o major Júlio César, superintendente de gestão prisional que representou o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nestor Duarte.

A partir de ofício da Administração Superior da Defensoria, o Tribunal de Justiça, compartilhando da causa, autorizou a sua Corregedoria a determinar ao cartório a elaboração das certidões de casamento gratuitamente. “Foi um projeto requerido a Corregedoria do Tribunal de Justiça e o corregedor, desembargador José Olegário, determinou que todas as providências fossem tomadas para viabilização desta cerimônia. Acreditamos que este momento é de grande interesse para a sociedade e para os familiares dos nubentes que hoje contraem as núpcias”, falou a juíza assessora especial da Corregedoria-Geral, Márcia Denise Mascarenhas.

O juiz Antônio Mônaco Neto, responsável por celebrar a cerimônia civil, destacou o apreço de participar do evento promovido pela Defensoria Pública da Bahia: “Gostaria de destacar o grande amor que tenho pela Defensoria Pública. Os defensores públicos são admiráveis. Eles lidam com as pessoas carentes e em Vara de Família principalmente, eles atuam com tanta nobreza e dignidade que para mim é um orgulho estar aqui”.

O AMOR É A RESPOSTA

O casal Rebeca da Silva Santos e Roberval dos Santos Pires, após 6 anos de relacionamento, foi um dos nove casais a oficializar a união. Para Rebeca, a distância é a maior dificuldade no relacionamento, já que só se encontra com Roberval que cumpre pena de 7 anos de reclusão por tráfico de drogas, duas vezes por semana durante as visitas programadas. “Estou grata pela oportunidade e meu desejo é ser feliz ao lado do meu marido”, disse ela. “Hoje, firmei compromisso, sobretudo com Deus, tenho uma filha de 11 meses e quero construir uma vida digna ao lado dela e da minha esposa”, finalizou Roberval.

*Nome fictício

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}