COMUNICAÇÃO
Célia Padilha assume cargo de defensora pública geral do Estado
"Fazer cumprir o imperativo constitucional que assegura o acesso à Justiça, garantindo a defesa da dignidade da pessoa humana, além de não medir esforços para tornar a Defensoria Pública ainda mais merecedora do digno reconhecimento e do mais alto respeito por todos os cidadãos baianos, e por todas as instituições públicas e privadas da nossa Bahia e do Brasil". Com esse compromisso, Maria Célia Nery Padilha, assumiu, na noite da última sexta-feira (11), o cargo de defensora pública geral do Estado da Bahia, em solenidade que reuniu diversas autoridades, dentre elas o procurador-geral do Estado Rui Cruz, representando o governador Jaques Wagner. A cerimônia, prestigiada também por servidores, defensores, familiares e amigos, aconteceu na sede do Tribunal regional Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia.
Empossada no último dia 02 de março, Célia Padilha foi eleita pela classe defensorial, com 108 votos dos 199 contabilizados e assume o cargo com a missão de solidificar a identidade da instituição. "Não medirei esforços para fortalecer as bases da Defensoria Pública, provendo a sustentabilidade às demandas da instituição e sua consolidação", declarou emocionada a nova defensora pública do Estado. A transmissão de cargo foi realizada pela ex-defensora geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, que ocupou a função por duas gestões consecutivas (2006-2010). "O desafio de construir essa instituição tão desafiadora que é a Defensoria Pública me fez aprender, arriscar e ouvir. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram e contribuem para esse projeto vitorioso. Tenho plena confiança na gestão que se inicia, sei do compromisso da nova gestora para que a nossa Defensoria continue no caminho do fortalecimento", reforçou Tereza Cristina ao falar da trajetória dos quatro anos à frente da instituição.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos - Adep, Cláudio Piansky, parabenizou a classe pela escolha reforçando a parceria entre a entidade de classe e a administração como forma de crescimento institucional. "A associação fica muito feliz por esse momento, sobretudo pelo que representa. Em 2005, grandes transformações marcaram a história da DPE, estimuladas pela Emenda Constitucional nº 45/04, que regulamentou, em nível federal, a autonomia da Defensoria Pública. Por isso, o que está acontecendo aqui nesse momento é motivo de muita felicidade. Afinal, as propostas da colega, quando foram colocadas ainda em campanha, caminhavam nessa direção", pontuou Claudio Piansky. Também parabenizou a nova defensora geral, o senador Walter Pinheiro. "Sei que a luta não é fácil, mas diante do compromisso tanto da gestora que sai e da que assume que muito se fez e muito terá que ser feito, e tenho certeza que será".
Natural de Mutuípe, Célia Padilha ingressou na Defensoria Pública em 1992. Passou pelas comarcas de Santo Antônio de Jesus e Candeias e foi designada para a comarca de Salvador, onde atuou em varas cíveis, de família, criminais, fazenda pública, Juizados Especiais, Curadoria especial e atendimento pleno. Célia Padilha coordenou ainda as Especializadas da Defensoria na capital e interior, foi subdefensora pública e corregedora geral e atualmente dirigia a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).