COMUNICAÇÃO
Célia Padilha é nomeada para gerir a Defensoria Pública da Bahia nos próximos dois anos
A defensora pública Maria Célia Nery Padilha foi escolhida pelo governador Jaques Wagner para gerir a Defensoria Pública do Estado da Bahia nos próximos dois anos. Após compor uma lista tríplice, formada por defensores públicos da capital e interior do estado no último dia 24, Célia Padilha foi nomeada para substituir a então defensora geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, que ocupa o cargo durante dois biênios consecutivos e encerra seu mandato na primeira semana de março. A nomeação foi publicada hoje (16), no Diário Oficial do Estado, e a posse está prevista para o próximo dia 2 de março.
A lista tríplice, enviada ao governador no dia 27 de janeiro pela atual defensora geral, foi composta pelos defensores públicos Célia Padilha (108 votos); Clériston Cavalcanti (89 votos) e Laura Fagury (79 votos). Participaram da eleição ainda os defensores Ricardo Cláudio Carillo Sá (70 votos), Mônica de Paula Pires de Aragão (47 votos) e Nelson Sant`Anna Filho (16 votos). Do total de 199 defensores públicos 188 votos foram contabilizados, 11 abstenções e um voto branco.
"Vamos consolidar os avanços conquistados pela gestão anterior, implementando políticas para o cidadão hiposuficiente - nosso público alvo - além de lutar pelo fortalecimento dos defensores públicos, assim como dos servidores da Defensoria, por entender que sem a atividade meio fortalecida não poderemos ter sucesso na atividade finalística", declara Célia ao afirma ainda que em sua gestão pretende fortalecer a atuação defensorial no sistema penitenciário. "Precisamos olhar para os cidadãos que estão com sua liberdade privada de forma especial, garantindo a defesa de seus direitos e lhe permitindo que sejam tratados com dignidade", pontua."Entendo ainda que o quadro de 199 defensores é insuficiente para atender a demanda de todo o Estado e buscarei, na medida do possível, aumentar gradativamente esse número, não perdendo de vista as condições de trabalho para que possamos garantir o melhor atendimento para o cidadão", declara Célia.
Célia Padilha é natural de Mutuípe e ingressou na Defensoria Pública em 1992. Passou pelas comarcas de Santo Antônio de Jesus e Candeias e foi designada para a comarca de Salvador, onde atuou em varas cíveis, de família, criminais, fazenda pública, Juizados Especiais, Curadoria especial e atendimento pleno. Célia Padilha coordenou ainda as Especializadas da Defensoria na Capital, foi subdefensora pública e corregedora geral e atualmente dirigia a Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep.