COMUNICAÇÃO
Célia Padilha toma posse como defensora pública geral do Estado da Bahia
Trabalhar de forma incessante para garantir a promoção de políticas públicas de assistência e orientação jurídica integral e gratuita ao cidadão e dirigir a Defensoria Pública pautada no diálogo e parceria permanente com os defensores e servidores públicos, a fim de prestar melhores serviços à sociedade. Com esse propósito, Maria Célia Nery Padilha tomou posse na tarde de ontem (2) como defensora pública geral do Estado da Bahia. Empossada em sessão solene pelo Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública, a nova defensora geral, após proferir o seu discurso, foi aplaudida por defensores públicos, servidores da instituição, amigos e familiares que prestigiaram a solenidade. A cerimônia de transmissão do cargo será realizada, no próximo dia 11, às 19h, no Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia.
"Estou ciente que os desafios são imensos e que precisamos continuar uma jornada. Em minha gestão primarei pelo caminho em conjunto, sempre dialogando com a classe, com os servidores da instituição e lutarei avidamente para que minhas ações sejam norteadoras para alcançar o objetivo maior, que é a preservação da cidadania e dignidade da pessoa humana", declarou emocionada a nova defensora pública geral do Estado, afirmando que lutará pelos avanços e fortalecimento da Defensoria Pública.
Despedindo-se do cargo que ocupou durante dois biênios consecutivas (2006 a 2010), Tereza Cristina Ferreira demonstrou satisfação e alegria ao ver assumir a chefia da instituição uma defensora pública que sabe desempenhar bem o seu papel. "Deixo o cargo na certeza do dever cumprido e muito feliz por quem está assumindo. Sei do compromisso de Célia Padilha como defensora pública, pela sua história na instituição, e tenho convicção que ela exercerá o cargo com muito desempenho, retidão e dignidade", disse Tereza Cristina.
Representando a classe defensorial, o presidente da Associação dos defensores públicos da Bahia - Adep, Claudio Piansky, acredita que o histórico profissional da nova defensora geral depõe a seu favor e diz que a nova gestora terá o apoio necessário para assumir a função. "A Defensoria Pública só tem a ganhar ao ter à frente uma defensora geral como Célia Padilha, principalmente pela sua experiência na instituição, pelo seu conhecimento administrativo e pelo seu compromisso. Nós da Adep estaremos sempre disposto a ajudar, respeitando sempre os direitos dos defensores públicos, mas com uma postura de diálogo no que for necessário, a fim de fortalecer, cada vez mais, a instituição, que é de todos", pontuou.
Célia Padilha é natural de Mutuípe e ingressou na Defensoria Pública em 1992. Passou pelas comarcas de Santo Antônio de Jesus e Candeias e foi designada para a comarca de Salvador, onde atuou em varas cíveis, de família, criminais, fazenda pública, Juizados Especiais, Curadoria especial e atendimento pleno. Célia Padilha coordenou ainda as Especializadas da Defensoria na capital e interior, foi subdefensora pública e corregedora geral e atualmente dirigia a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).