COMUNICAÇÃO
Cinco novos defensores tomam posse na Bahia
Cinco novos defensores tomaram posse ontem, quarta, 17, na Defensoria Pública da Bahia. A solenidade, presidida pela defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, aconteceu no auditório da escola superior da instituição, no Canela, com a presença de autoridades, defensores e familiares dos empossandos.
Após entoação do Hino Nacional, o empossando André Maia de Carvalho Martins fez a leitura do juramento, sendo acompanhado por Eva Ferreira da Silva, Verônica de Andrade Nascimento, Donila Ribeiro Gonzalez de Sá Fonseca e Renata Vidal Romero Pardo, que também tomaram posse. A leitura do termo de posse foi feita pela coordenadora das Defensorias Regionais, Janaína Canário. Em sequência, a assinatura do documento foi realizada individualmente, pela defensora geral e cada empossando.
A vice-presidente da Adep, Ana Maria Pavie, abriu a parte dos pronunciamentos, dando as boas vindas aos novos. Em seu discurso, a defensora geral falou da missão da instituição, que existe para representar aqueles que têm direito à defesa, sendo promotora da dignidade humana. "Nós vencemos o bom combate. Somos os trabalhadores da última hora", destacou Tereza Cristina, remetendo aos exemplos dos apóstolos Pedro e Paulo, que conduziram o grupo dos primeiros apóstolos, contornando diferenças e vaidades, tudo por uma causa muito maior.
"Nada pode modificar a conduta de quem assume a Defensoria como compromisso de causa", finalizou, fazendo um paralelo com a história dos personagens bíblicos e convidando os empossandos a se despessoalizarem das demandas pessoais e vaidades para ingressarem na instituição.
A mesa solene foi composta ainda pelo corregedor da Defensoria, Marcus Vinícius Lopes de Almeida; pela vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep/BA), Ana Pavie, representando a presidente da entidade Laura Fabíuola Amaral Fagury; pela procuradora-geral adjunta, Eny Magalhães, que representou o procurador geral Lidivaldo Britto e pelo procurador geral do Estado, Ruy Moraes Cruz.
AMPLIAÇÃO - Com os novos, o quadro da Defensoria baiana passa a contar com 200 defensores públicos. Esta é a quarta turma que integra o quadro da instituição, após a realização do V Concurso Público, realizado em outubro de 2006. A seleção ampliou em 48% o número de defensores em atuação, fortalecendo o atendimento na capital e no interior.
Os empossandos iniciam treinamento hoje, quinta, 18, conforme previsto pela Lei Complementar º 26. Atualmente, 109 defensores atuam na capital e 86 estão no interior. Os cinco novos devem potencializar o serviço em comarcas afastadas da capital.