COMUNICAÇÃO

Clériston Cavalcante é o candidato mais votado na eleição para defensor público geral

10/02/2015 15:54 | Por
Clériston Cavalcante Macêdo foi o mais votado na eleição para defensor público geral com 145 votos. Vitória Beltrão Bandeira, atual defensora pública geral, obteve 120 votos. Dos 267 defensores públicos aptos a votar, sete se abstiveram. A votação aconteceu durante a manhã e a tarde (das 9h às 18h) desta sexta-feira, 30, no 4º andar, na sede da Instituição, na área federal do CAB. Pela primeira vez, a disputa se deu apenas entre a candidata da situação e um candidato da oposição.

O resultado da eleição para a escolha do novo Defensor Público Geral (biênio 2015/2017) foi anunciado por volta 18h40 pelo presidente da Comissão Eleitoral, defensor público Marco Antônio Pithon, que exerce essa função pela segunda vez consecutiva. Segundo ele, o processo transcorreu sem qualquer anormalidade ou incidente que pudesse prejudicar os candidatos, ou mesmo a lisura da eleição. "Fico feliz mais uma vez, porque o processo demonstrou o espírito democrático da categoria e a participação política para a escolha do futuro defensor público geral", declarou.

Para Clériston Cavalcante, o resultado conquistado representa uma vitória da democracia. "Lutei pelo direito de concorrer e os colegas entenderam as nossas propostas e apoiaram o nosso projeto. É uma projeto de construção coletiva, no sentido de fortalecer a Defensoria Pública e os direitos da cidadania. O resultado é uma expressão legítima do processo democrático", disse o candidato.

Na opinião da atual defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, o processo eleitoral foi mais uma demonstração da maturidade política alcançada pela Instituição. Reconheceu a legitimidade e a lisura do pleito, como também a escolha feita pelo conjunto dos defensores públicos para a sua sucessão.

A lista tríplice, desta vez composta por apenas dois nomes, será encaminhada ao governador. Ele terá um prazo de 15 dias para escolher o nome do futuro defensor geral, que assumirá o cargo no dia 1º de março.