COMUNICAÇÃO

Clériston de Macêdo toma posse para o segundo mandato como defensor-geral

06/03/2017 21:01 | Por Luana Rios DRT/BA 4867
Cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença do governador Rui Costa, autoridades, defensores públicos e servidores da DPE

Defensor público geral do Estado no biênio 2015-2017, Clériston Cavalcante de Macêdo, tomou posse para o segundo mandato como gestor da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em cerimônia de recondução ao cargo na tarde dessa segunda-feira, 06, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia. Mais votado pelos defensores públicos na eleição para composição da lista tríplice e nomeado pelo governador Rui Costa em janeiro passado, o defensor-geral foi empossado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para o biênio 2017-2019. A solenidade contou com a participação do governador do Estado, do presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, e de outros parlamentares, de secretários de Estado e outras autoridades, defensores públicos de todo o Estado e servidores da instituição, além de sua família.

20170306_171817.jpg

Em seu discurso de posse , ao fazer uma retrospectiva sobre conquistas que a Defensoria Pública alcançou durante os últimos dois anos, como passar a rodar a própria folha de pagamento, implantar o sistema de videoconferência e realizar concurso público para a carreira, Clériston de Macêdo destacou como a instituição enfrentou "muito bem" a crise e cresceu. "Conseguimos tudo isso, sem nunca esconder que temos lado. Que estamos ao lado dos direitos humanos. Que somos contrários à redução da maioridade penal, que somos contrários à política de guerra às drogas, que somos favoráveis às audiências de custódia, que só aceitamos segurança pública com respeito aos direitos humanos, que somos feministas, que combatemos o racismo, a homofobia e qualquer forma de discriminação", disse ao defender o diálogo como importante ferramenta para debater com quem discorda do posicionamento da DPE.

Nos últimos dois anos, por exemplo, o defensor-geral conseguiu um incremento no orçamento da Defensoria de 170 para 190 milhões de reais, além de aumentar a presença da Defensoria Pública em todo o Estado: de 22 para 29 comarcas. Para o próximo biênio, Clériston de Macêdo deseja aumentar ainda o número de defensores públicos e servidores, dando-lhes melhores condições de trabalho. "Nosso maior desafio agora é aumentar o orçamento para o crescimento institucional e compatibilizar o crescimento institucional com o cenário econômico", definiu. Clériston de Macêdo ainda aproveitou para agradecer aos servidores e defensores pelo trabalho de equipe. Em sua opinião, a recondução ao cargo, referendada pelos defensores públicos e pelo governador Rui Costa, representa a confiança não mais em ideias individuais, mas sim a confiança no acerto de práticas coletivas desempenhadas nos últimos dois anos, durante seu primeiro mandato como gestor da Defensoria estadual.

Para o governador Rui Costa a expectativa é de continuidade do "bom trabalho" que a Defensoria Pública vem fazendo, expandindo no interior do Estado a assistência jurídica gratuita prestada pela instituição. "Nesse momento de crise, o diálogo é a melhor solução sempre e, durante esses anos, conseguimos um bom diálogo. É um desejo meu e dos outros defensores também que vivêssemos uma outra realidade para podermos avançar muito mais em vários aspectos. Mas estamos vivemos os limites que a conjuntura nos impõem e, nesses limites, a Defensoria foi muito feliz nesses dois anos e conseguiu dar passos largos mesmo em meio à crise", avaliou ao desejar boa sorte a Clériston Cavalcante de Macêdo no biênio 2017-2019. "Da minha parte, o diálogo continuará buscando ir ao limite do possível sempre para melhorar a assistência jurídica no Estado da Bahia", concluiu.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, João Gavazza, desejou autonomia, inspiração e coragem para o enfrentamento das questões e causas institucionais. "Sucesso para você e toda sua equipe, para nós defensores públicos, servidores da Defensoria Pública, à população baiana e para todos que participarão ativamente dessa trajetória. São os votos da Adep", congratulou.

Já o pai do defensor-geral, José Cavalcante de Macêdo, oficial de justiça aposentado, afirmou ser muito prazeroso ver o filho traçar o caminho que escolheu. "O sonho dele também era o meu. Ele, modéstia parte, fez um bom trabalho na primeira gestão", avaliou.

A solenidade de recondução de Clériston Cavalcante de Macêdo como defensor público geral para o próximo biênio presidida pela defensora pública e membro do Conselho Superior da Defensoria, Hélia Barbosa, e foi prestigiada pela defensora-chefe da União, Charlene Borges, por diversos deputados estaduais e federais, pelo vereador Sílvio Humberto, entre outros.