COMUNICAÇÃO

Colégio Estadual é reformado após atuação da Defensoria Pública

22/03/2017 18:17 | Por Danielle Souza (Estagiária)
A obra foi finalizada em fevereiro deste ano e vai atender mais de 900 alunos em Pau da Lima

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia realizou reforma na estrutura física do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro de Pau da Lima. Ao todo, 937 estudantes foram beneficiados com a aquisição de novos equipamentos como computadores, impressoras e máquinas de xérox; materiais pedagógicos; requalificações de paredes, entre outras mudanças. A obra foi resultado da atuação da Defensoria Pública na área de tutela na comunidade de Pau da Lima que vem sendo acompanhada pela Instituição desde março de 2016.

Após a realização de visitas técnicas, diversas demandas foram identificadas como telhados comprometidos, paredes com rachaduras e infiltrações, equipamentos e mobiliários danificados. Após alinhamento com a Secretaria Estadual de Educação, as obras foram iniciadas em novembro de 2016 e concluídas em fevereiro deste ano.

Para a defensora pública Bianca Sampaio o processo foi engrandecedor. "É gratificante verificar como o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública pode contribuir para resgatar os direitos fundamentais, especificamente o direito à educação de uma determinada comunidade", afirmou.

A diretora do colégio, Rany Carneiro, reconhece que a reforma ajudou a recuperar a "dignidade" da escola. "O objetivo é devolver a salubridade, o conforto e a beleza estética desse ambiente, itens que toda a comunidade escolar tem o direito de usufruir e exigir dos poderes públicos", disse a diretora que já conseguiu parceria com o projeto Mais Educação e pretende reposicionar o colégio como uma instituição de ensino de qualidade.

Além da demandar a necessidade de obra física, a Defensoria Pública também realizou trabalhos de educação em direitos no colégio, promovendo palestras destinadas aos pais de alunos, professores, funcionários e estudantes.