COMUNICAÇÃO
Coleta Seletiva: Defensoria da Bahia empenhada no uso adequado de recursos
A campanha "DPE recicla - Faça desse papel o seu ofício" da Defensoria Pública do Estado da Bahia está rendendo bons resultados. Desde que foi lançada para o público interno da Instituição, há cerca de um ano, já foram recolhidos quase 500 quilos de papel em todas as seis principais unidades da Defensoria, na capital. Idealizada a partir de sugestões de servidores, a campanha tem contado com a adesão de defensores públicos e estagiários engajados no uso adequado do recurso.
Iniciada em maio de 2010, já foram feitas seis coletas de papel na instituição. O material recolhido é entregue pela Defensoria à cooperativa Coopcicla, que realiza a pesagem e a embalagem para então repassá-lo para uma empresa que faz a composição do papel comum em reciclado. Com 20 cooperados, a Coopcicla vende o quilo do papel a R$ 0,20 e o quilo do jornal a R$ 0,15. O resultado desse negócio é revertido para a própria cooperativa e sua equipe.
Para a Defensoria Pública da Bahia, os efeitos dessa campanha superam os números. O ganho institucional repousa sobre a atitude proativa e ecologicamente responsável, além da certeza de que ações assim são multiplicadas no ambiente doméstico e social de cada servidor.