COMUNICAÇÃO

Colônia Penal Lafayete Coutinho é reinaugurada em Salvador

19/09/2008 15:05 | Por

O número de detentos, acima do número de vagas, preocupa Defensoria

A Colônia Penal Lafayete Coutinho, que passou por reforma e ampliação, foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira, 19, pelo governador Jaques Wagner e pela secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy. A defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira e a defensora Fabíola Margherita Pacheco Menezes, da Vara de Execuções Penais, participaram do evento, conferindo as condições que estão sendo oferecidas aos presos que cumprem, ali, pena no regime semi-aberto. "Para o que era antes, ficou mais de 100% melhor", afirmaram as defensoras, ressaltando, porém, a preocupação com a ocupação, que já está acima da atual capacidade.

A unidade, após reforma, passou de 290 vagas para 390. Mas, segundo informações do superintendente de Assuntos Penais, coronel Francisco Leite, a Lafayete Coutinho está com 485 detentos. Todos os que estavam provisoriamente no corpo 4 do Presídio Lemos Brito já retornaram para a colônia. O coronel Leite disse que vai solicitar a demolição do pavilhão, que se encontra com sua estrutura profundamente desgastada.

A "nova" Lafayete Coutinho ganhou duas quadras para banho de sol e realização de cultos. O investimento de 1,5 milhão de reais foi utilizado para aumentar a segurança na unidade e atender às determinações da Lei de Execuções Penais.

" O que mais me agrada não é a ampliação, mas a concepção de transformar a Lafayete Coutinho em um espaço mais humano para aqueles que pagam uma pena", destacou o governador Jaques Wagner. Ele parabenizou a Empresa de Correios e Telégrafos por dar a oportunidade de emprego aos detentos, contribuindo a posterior reinserção na sociedade, quando o preso alcançar a liberdade. Segundo dados apresentados na solenidade pela Secretaria de Justiça, 113 dos detentos estão com emprego remunerado - a maioria destes nos Correios, 45 deles estão desenvolvendo atividades laborais no interior da colônia e 105 estão participando de atividades educativas, com aulas de alfabetização a 4ª série do Ensino Fundamental.

Estavam presentes, também, na inauguração, a juíza da Vara de Execuções Penais, Andremara Santos, o superintendente de Assuntos Penais, coronel Francisco Leite, o promotor de Justiça de Execuções Penais, Geder Gomes, e o diretor Geral da SUCAB, Luis Alberto Carneiro.