COMUNICAÇÃO
Com quase 300 atendimentos em menos de uma semana, Defensoria marca golaço no Barradão
Entre os dias 14 e 17 de janeiro, a instituição atendeu demandas de exames de DNA, relacionadas a alimentos, retificação de registro, divórcios, inventários, entre outras
No campo da justiça, a Defensoria da Bahia marcou um verdadeiro gol de placa. Entre os dias 14 e 17 de janeiro, a nossa Unidade Móvel realizou 272 atendimentos em ação social do Esporte Clube Vitória no Barradão, em Salvador. A iniciativa levou justiça e cidadania a centenas de famílias, reafirmando a importância da parceria com o futebol baiano a fim de aproximar o público dos serviços da instituição.
Entre as jogadas decisivas, 28 coletas de DNA para investigação de paternidade, 197 ofícios enviados para cartórios de Salvador e do interior da Bahia, e 62 agendamentos feitos para serviços como alimentos, retificação de registro, divórcios e inventários. Já entre os atendimentos, um destaque especial para a família rubro-negra que buscou a Defensoria para garantir os direitos da torcedora Eloá, de 6 anos.
A menina foi à Toca do Leão acompanhada de um grande time: a mãe, Erica, além dos supostos parentes paternos, a avó, Vera, e os tios, Ligiane e Natanael. O objetivo foi a realização de exame de DNA para provar a paternidade de Rogério, falecido no ano passado, e incluir o nome dele na certidão da criança. Rogério é pai de outras três crianças, que, em razão do registro, têm direitos que, até o momento, são negados para Eloá por conta do espaço em branco no documento.
Desde o falecimento do “rubro-negro ferrenho”, como descreve Erica, a família estava buscando juntar dinheiro para realização do exame em laboratórios particulares, mas os valores estavam altos. Até que o jogo virou. “Teve essa grande benção”, disse a mãe de Eloá, se referindo à notícia de que a Defensoria fornece o serviço gratuitamente. Agora, ela aguarda ansiosamente o resultado do exame para colocar “o pingo nos Is” e para que Eloá tenha seus direitos garantidos.
FUTEBOL E DIREITOS
A ação social é uma parceria entre o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, Defensoria e o Esporte Clube Vitória. Além da unidade móvel da DPE, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) móvel prestou atendimento à população.
A atividade também faz parte do projeto da DPE/BA “Defensoria na Torcida”, que busca parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e clubes de futebol do estado para divulgação das campanhas, ações e mensagens institucionais, além dos atendimentos.