COMUNICAÇÃO

Começou a temporada 2025! Defensoria retoma atividades itinerantes e atende no Barradão até a próxima sexta (17)

14/01/2025 15:30 | Por Priscilla Dibai / 2.389 DRT/BA

Começaram nesta terça-feira (14), os atendimentos da unidade móvel no estacionamento do estádio do Vitória. Somente nas primeiras horas de atendimento, 28 pessoas foram atendidas. Essa é a primeira itinerância da DPE realizada em 2025

A Defensoria Pública entrou em campo e a primeira itinerância de 2025 já começou, no Barradão. Durante toda a semana, a unidade móvel da DPE-BA atende a população em ação social realizada no estacionamento do estádio do Vitória, na Rua Artêmio Valente, em Canabrava. Somente na manhã desta terça-feira (14), primeiro dia de atendimento, 28 pessoas buscaram a Defensoria. Até a próxima sexta-feira (17), o atendimento será das 8h às 17h. 

Os serviços buscados foram os mais diversos: pensão alimentícia, solicitação de guarda, divórcio, exame de DNA, consumidor, expedição de ofício para obtenção gratuita de segunda via de documentos, entre outros.

Entre as primeiras atendidas, estavam as irmãs Samara e Ivana Silva, de 24 e 25 anos. Ivana buscou a DPE para realizar exame de DNA dos filhos gêmeos, de um mês de vida. Como o suposto pai também estava presente, o material genético de ambos foram logo colhidos e encaminhados para a análise. “Eu precisava resolver esse problema com urgência, mas ficava muito caro pagar pelos dois exames. Esse serviço da Defensoria aqui foi uma bênção”, afirmou Ivana Silva.

Sua irmã, Samara, também aproveitou a itinerância para dar entrada no pedido de divórcio e solicitação de pensão alimentícia.  “Minha filha tem um ano de idade e o pai nunca deu nada. Vim aqui cobrar que ele assuma suas responsabilidades”, afirmou. 

José Carlos de Oliveira também procurou a unidade da Defensoria para se divorciar. Morador da região, aproveitou a ação itinerante para agilizar a demanda. “Esse tipo de mutirão ajuda a gente a arrumar a vida. Eu já tenho outra companheira e quero logo resolver meu divórcio”, comentou Oliveira.

A ação social é uma parceria entre o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, Defensoria e o Esporte Clube Vitória. Além da unidade móvel da DPE, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) móvel prestou atendimento à população.

Para o servidor da Defensoria, Marcos Silva, essas parcerias permitem à população resolver diferentes demandas em um mesmo lugar. Ele explicou, por exemplo, que como o SAC só aceita certidões novas, muita gente que não tem ou que está com a documentação deteriorada acaba procurando a Defensoria para pegar um ofício de gratuidade da segunda via do documento, a ser entregue no cartório, que expedirá o documento. 

“Quanto mais ações como essa, tanto na capital quanto no interior, mais pessoas podem ser atendidas e terem suas demandas encaminhadas”, afirmou Marcos Silva, servidor da Defensoria.