COMUNICAÇÃO

Comemoração aos 5 anos da Equipe Pop Rua da Defensoria Pública foi realizada na Praça das Mãos

22/03/2018 13:08 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

Evento ocorreu em parceria com o Movimento Nacional População de Rua, que completou 8 anos de trabalho em Salvador e 7 anos em Feira de Santana

Nesta terça-feira, 21, a Praça Marechal Deodoro (conhecida como Praça das Mãos), no Comércio esteve em festa durante toda manhã. Isto porque foi realizada uma comemoração de aniversário tripla: os cinco anos da Equipe Pop Rua da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA; os oito anos do Movimento Nacional de População de Rua em Salvador; e os sete anos do Movimento Nacional de População de Rua em Feira de Santana.

A chuva não foi capaz de atrapalhar a comemoração que começou às 9h e durou até às 13h. Em meio a músicas, atendimentos, esclarecimentos, fatias de bolos e doces distribuídos, cerca de 50 pessoas em situação de rua estiveram no local, além de importantes parceiros como o Projeto Axé com o Axé Buzu; o Programa Corra Pro Abraço que faz parte da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS; a Maratona do Bem, com alunos e professores da Universidade Salvador – Unifacs; a Universidade Federal da Bahia – UFBA; a Fundação José Silveira – FJS; o CAPSad da fundação Gregório de Matos; além de órgãos como a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS e a Defensoria Pública da União – DPU.

O defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macedo, falou o quanto é gratificante perceber que a Equipe Pop Rua da Defensoria Pública tem feito um trabalho durante todos os anos, de aproximação com este público que é tão vulnerável. ” Através de profissionais tão dedicados foi possível garantir direitos para este público. Portanto, realmente é uma data para comemorar, mas também é uma data para reafirmar a missão institucional”, disse o defensor-geral.

Agradecimentos

O agradecimento à Defensoria Pública perpassa pelos assistidos. É o exemplo de Jedilson dos Santos, de 35 anos, que está em situação de rua há um ano e meio e foi um dos atendidos pela Equipe Pop Rua: “A Defensoria sempre tem me ajudado em encaminhamentos para documentos e auxílio moradia, além disto, estou fazendo parte da banda Corra Para o Abraço. Tenho melhorado minha vida e descoberto com a ajuda da Defensoria Pública e do Corra para o Abraço que eu posso ser o que quiser, pois eu estava em uma vida que só usava drogas”.

Sarah Maria de Jesus, de 33 anos, tem uma filha de oito meses e também foi assistida pela DPE/BA: “Vim verificar com a Defensoria Pública se consigo uma pensão alimentícia para minha filha de oito meses, pois o pai dela registrou, mas não quis dar nada. Disse que só daria coisas para a filha, depois que fizesse um exame de DNA – que não foi feito porque ele se recusou”.

Apesar de muita luta pela frente, quem estava feliz e alegre com a ocasião e com o quanto foi conquistado durante esta trajetória de oito anos, foi a representante do Movimento Nacional de População de Rua, Maria Lúcia Santos Pereira: “Hoje é um dia de festa, pois estamos comemorando três aniversários no mesmo dia. Ficamos animados principalmente com o resultado de tudo isso e as parcerias. Temos a Defensoria Pública e vários companheiros que vieram comemorar conosco este dia maravilhoso”.

Equipe Pop Rua

A subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, comentou que a equipe Pop Rua vem desenvolvendo, desde o seu início, um trabalho de reconhecida excelência para o segmento da população em situação de rua e que o dia de ontem mereceu ter sido registrado: “Comemoramos o aniversário de cinco anos da Equipe e oito anos do Movimento Pop Rua fazendo o que a gente mais gosta: atendendo o nosso público na rua, levando um pouco de alegria e mais dignidade para estas pessoas”, concluiu a defensora pública Eva Rodrigues.

“Neste momento, é importante ressaltar também o reconhecimento do trabalho que vem sido desenvolvido através da Equipe Pop Rua e todos os envolvidos no processo para que tudo saia da melhor forma”. Assim, a defensora pública que coordena o trabalho às pessoas em situação de rua, Fabiana Miranda, agradeceu aos envolvidos neste evento. “A data 04 de março merece ser comemorada e fizemos isso junto ao Movimento de População de Rua – que também realizou oito anos. Este projeto está se consolidando ainda mais e tudo indica que será formalizado como um Núcleo, sendo uma vitória da população em situação de rua. Agradeço também toda equipe da Defensoria Pública, que esteve desde cedo montando tudo e os nossos parceiros que vieram”, ressaltou.

“Cinco anos do nosso núcleo, comemorando em um local onde possui mais pessoas em situação de rua e hoje conseguimos trazer vários serviços e organizações da sociedade civil. Compareceram pessoas que conhecem nosso trabalho de atendimento e serviço em relação às pessoas em situação de rua. Acredito ser o trabalho mais importante da Defensoria Pública, porque voltamos ao que é importante para instituição, que é atender aos mais carentes”, destacou a coordenadora executiva da Capital da DPE/BA, Gianna Gerbasi.

Anderson Freitas, servidor da Defensoria Pública e idealizador do Projeto Maratona do Bem da Universidade Salvador – UNIFACS, que é voltado para atividades sociais e tem como objetivo engajar os alunos na promoção da cidadania acredita que promover a cidadania transpassa suas obrigações diárias. “Poder comemorar os cinco anos de um núcleo tão importante como o Pop Rua, corrobora o caminho que a Instituição segue, de ajudar a população hipossuficiente na garantia dos seus direitos jurídicos. Precisamos desenvolver mecanismos que não só ajudem outras pessoas necessitadas, mas também que envolvam aquele que possam contribuir de alguma forma, para uma sociedade melhor”, argumentou.