COMUNICAÇÃO
Comissão de Moradia da Condege elege defensora baiana como coordenadora
A defensora pública baiana Melisa Teixeira foi eleita a mais nova coordenadora da Comissão de Moradia da Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais - Condege. Em um encontro que reuniu, pela primeira vez, defensores públicos de 12 estados brasileiros, a defensora foi eleita por unanimidade e permanecerá no cargo por um ano. A reunião foi realizada na Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, dia 15.
"As expectativas são muitas, esperamos realizar um trabalho que venha chamar a atenção dos demais defensores, dos poderes públicos e da sociedade em geral para a séria questão da moradia no Brasil", disse Melisa. Dentre as principais ações, ela pretende fazer uma articulação nacional entre os Núcleos de Moradia existente no âmbito das Defensorias e entre os defensores públicos com atuação nesta área; estudos das temáticas mais recorrentes e relevantes, além de fortalecer as discussões no que se refere aos megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Na reunião realizada, ficou definido ainda, as datas das próximas reuniões ordinárias que acontecerão nos dias 03 e 04 de maio de 2012, em Salvador. A pauta a princípio será a apresentação de diagnósticos das Defensorias dos Estados na temática de moradia, a continuidade de discussão do tema "Os Impactos dos Mega Eventos", "Despejos Forçados", "Usucapião Coletiva" e o fortalecimento das Defensorias Públicas na defesa da moradia e direito à cidade. A reunião contou com a presença de defensores públicos dos estados da BA, CE, MA, PE, RJ, SP, MG, ES, RS, RR, TO e AM.