COMUNICAÇÃO
Comunidade quilombola em Cairú recebe visita da Defensoria
Com o objetivo de ouvir a população e levantar as necessidades no que se refere à garantia de direitos, a Defensoria Pública da Bahia, representada pelo defensor público Gilmar Bitencourt, visitou nesta terça-feira (7) a comunidade de Batateira, remanescente de quilombola, no município de Cairú.
Durante a visita, esteve presente também o defensor público da União Eduardo Hassan, representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A comunidade foi orientada sobre seus direitos e os visitantes apresentaram a defesa dos quilombolas diante de uma ação de despejo proposta por um fazendeiro da região contra os remanescentes dos quilombos.
Para o defensor público Gilmar Bitencourt, a visita foi positiva. "já foram feitas algumas deliberações diante do caso. Solicitamos à prefeitura à adequação do transporte escolar, pois os alunos são conduzidos numa espécie de carroça e apresentamos a defesa desta comunidade que está sendo coagida por um fazendeiro que se diz proprietário das terras", conta. O defensor público da união Eduardo Hassan entrará com uma ação civil pública em favor dos remanescentes", afirmou Bitencourt.
Comunidade
A comunidade de Batateira foi recentemente certificada como Quilombola pela Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura. Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairú, a 96 Km de Salvador, nas proximidades da Vila de Garapuá.