COMUNICAÇÃO
Concurso Público – Classificados para vagas reservadas à população negra são entrevistados
As entrevistas dos candidatos inscritos e habilitados às vagas reservadas à população negra no VII Concurso para Defensor Público da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA aconteceram nesta quarta-feira, 3, na Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP. A etapa teve como objetivo a avaliação da condição declarada.
"É uma alegria o fato de estarmos pela primeira vez realizando essa etapa dentro da Defensoria Pública da Bahia. É também uma responsabilidade muito grande pois é algo inovador dentro do sistema de Justiça, principalmente. Agora é aguardar o resultado final para dar andamento aos trâmites de homologação, nomeação e posse dos aprovados", destacou defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.
De acordo com o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, as entrevistas foram públicas e aconteceram de forma célere e tranquila coroando o esforço da instituição na prática de política afirmativa. “Foi o primeiro concurso da área jurídica a aplicar as cotas desde a primeira etapa do concurso. Essa forma foi pensada para evitar que os candidatos que concorrem à reserva de vagas fossem eliminados na primeira etapa do certame e no final não tivesse efetividade na política afirmativa”, disse Ximenes.
Compareceram ao processo de avaliação as integrantes da Comissão Organizadora do VII Concurso: as defensoras públicas Rita Orge, Fabiana Miranda, Lorena Barreto e Tatiana Kalaidjan. A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, e o defensor público Bruno Moura, representando a Associação de Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA também acompanharam o processo.
O resultado foi publicado nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial.