COMUNICAÇÃO
Conflitos em áreas urbanas será tema de curso oferecido em parceria entre Defensoria e Sedur
Ampliar a rede de atenção e mediação aos conflitos urbanos no estado. Com este objetivo, a Defensoria Pública do Estado está organizando a realização de um curso de capacitação voltado para os defensores com a participação de especialistas e instituições parceiras. No próximo dia 21 de junho, às 15h, uma reunião será realizada na Defensoria para discutir a proposta.
A iniciativa pretende aprofundar o debate realizado durante a Semana da Defensoria, no mês de maio. Na ocasião, os defensores participaram de palestras com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e especialistas no tema de conflitos urbanos e regularização fundiária. Na reunião, que acontece na sede da Defensoria, na Pituba, os palestrantes e outros parceiros irão discutir uma forma de viabilizar o curso.
De acordo com a defensora Melisa Teixeira, idealizadora do projeto, "nossa idéia é ampliar o conhecimento na área de regularização fundiária e mediação de conflitos urbanos para que os defensores possam potencializar a assistência de qualidade às comunidades". O projeto prevê ainda a possibilidade dos defensores capacitados no curso realizarem palestras às comunidades.
Entre os participantes da reunião estão a defensora pública Melisa Teixeira; a Corregedora Adjunta da Defensoria Pública, Mônica Aragão; o Coordenador de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, Edmilton Cerqueira; integrantes da coordenação de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos da Sedur, Leonardo Fiusa e Ivoney Pires de Oliveira; o advogado especializado em conflitos urbanos, Iuri Falcão Xavier Mota e o Coordenador de Regularização Fundiária, Bruno Barbosa Heim.