COMUNICAÇÃO

Conselho do FAJ aprova demandas voltadas para a capacitação de defensores e servidores

19/07/2018 12:38 | Por Leonardo Santos

Durante a sessão, foi discutida a importância do investimento na capacitação de defensores públicos e servidores para o fortalecimento da Instituição

O Conselho Deliberativo do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ, se reuniu na manhã da quinta-feira, 19, na 53ª sessão ordinária. Diversas pautas foram discutidas durante a reunião, como a participação de defensores públicos em congressos relacionados a áreas específicas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

O conselho deliberou sobre o custeio da participação de defensores públicos no VI Congresso Internacional do IBDFAM e no VI Congresso do IBDFAM RJ. Os defensores serão selecionados a partir de um sorteio, no qual aqueles que já participaram de eventos anteriores irão para o final da fila, dando prioridade àqueles que ainda não tiveram oportunidade. Foi aprovado também o apoio na realização de um workshop para defensores, servidores e estagiários, tendo como tema, Alimentos, Guarda e Alienação Parental.

A diretora da ESDEP, Firmiane Venâncio, falou sobre o ponto chave da sessão, que foi a preocupação da Defensoria em aprovar propostas advindas de defensores e servidores possibilitando que toda a Instituição se torne mais capacitada: “É importante trazer propostas que estejam em um formato que possibilite a Defensoria Pública fazer um registro mais interessante e coletivo. Tivemos a iniciativa de uma defensora e a Escola Superior organizará o evento junto com ela”.

Também foi aprovada a renovação da Revista Brasileira de Ciências Criminais, a publicação compõe o acervo da biblioteca digital da DPE/BA. Participaram da reunião o subdefensor público geral , Rafson Ximenes, a corregedora-geral da DPE/BA, Maria Célia, o defensor público Igor Raphael e a coordenadora técnica da Diretoria de Orçamento, Maria Rosa Silva.