COMUNICAÇÃO

Conselho do FAJ aprova relatório trimestral e três edições do Júri Simulado

26/10/2018 16:35 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

O primeiro Júri ocorrerá no dia 06 de novembro, o segundo no dia 06 de dezembro e o terceiro provavelmente será em fevereiro de 2019

Nesta sexta-feira, 26, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou a 56ª Sessão Ordinária do Conselho do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ. Além de cursos e palestras aprovados, foi apresentado e deliberado um resumo do relatório trimestral referentes aos meses de julho, agosto e setembro além das propostas de realização de três edições do Júri Simulado.

A apresentação do relatório trimestral foi sobre o orçamento e parte financeira da Instituição durante os últimos três meses. Já a proposta das três edições do Júri Simulado está dividido da seguinte forma: o primeiro que será o Júri da Lei Áurea, programado para o dia 06 de novembro (em homenagem ao novembro negro), às 8h30, no auditório do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB; o segundo será o Júri da personagem Cuíca de Santo Amaro (saiba mais sobre ele), programado para o dia 06 de dezembro, com horário a definir, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro; e o terceiro que será o Júri do personagem Marighella (saiba mais sobre ele), programado para fevereiro de 2019.

Para o presidente em exercício do conselho do FAJ, Rafson Ximenes, a apresentação de mais um relatório trimestral mostrou como os conselheiros estão sabendo utilizar com prudência os recursos que são disponibilizados. “Eventos como Júri Simulado já foram aprovados e são momentos de debate histórico e jurídico sobre o papel da defesa e dos movimentos populares”, finalizou o presidente em exercício.

O conselheiro do FAJ, Igor Raphael Novaes, comentou que a sessão de hoje foi importante pois foram tratados temas acessíveis à esta nova visão de Defensoria, como os três Júris Simulados que faz com que o defensor público saia da atuação de gabinete e leve a Defensoria para mais perto da sociedade civil tratando de temas históricos e relevantes. “Em relação ao relatório trimestral, foram apresentados dados de arrecadações – que percentualmente tiveram um avanço em relação ao início do ano – de forma que o FAJ está até o final do ano com recursos orçamentário suficientes”, explicou o conselheiro.