COMUNICAÇÃO

Conselho em defesa das mulheres de Lauro de Freitas tem nova comissão

02/02/2012 13:25 | Por

A defensora pública Firmiane Venâncio e a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Tânia Palma, participaram nesta terça-feira (31) da cerimônia de posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Lauro de Freitas (CMDDM - LF), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas. Ao total, 26 novas conselheiras foram empossadas. Quem assume o cargo de presidente do CMDDM, ocupado anteriormente pela secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mônica Elbachá, é a conselheira Maria Soleneide do Nacimento.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento da campanha de combate à violência contra a mulher "Quem Ama Abraça", que visa disseminar a mensagem de que as mulheres do Brasil e do mundo têm o direito a uma vida sem violência. A defensora pública, que participou da mesa de abertura da cerimônia, cumprimentou as novas conselheiras, e parabenizou a iniciativa da aprovação da Lei Antibaixaria em Lauro de Freitas, salientando a importância da ação para o fortalecimento da imagem da mulher. Para Venâncio, "os conselhos de defesa da mulher têm importância histórica, pois permitem um diálogo com instituições agindo como órgão de interlocução, discutindo casos e avanços das políticas públicas".

De acordo com Tânia Palma, o Conselho chega para fortalecer o movimento das mulheres de Lauro de Freitas. "Na verdade, elas sempre foram muito atuantes, fortes e representativas na conquista de várias políticas públicas. Essa é uma luta antiga pela democratização do poder aqui no município", conta ela. A prefeita do município, Moema Gramacho, que também fez parte da mesa de abertura, falou da importância da instalação e posse do Conselho. "Precisamos reafirmar e reiterar os direitos das mulheres, para que possamos mudar o conceito machista que ainda faz parte da sociedade", disse ela, parabenizando também as novas conselheiras pela atuação no cotidiano.

Conselho

De acordo com a Lei nº1103/2005, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) foi criado "com a finalidade de promover, em âmbito municipal, políticas para as mulheres com a perspectiva de promoção da equidade de gênero que visem eliminar todas as formas de discriminação, preconceito e violência contra a mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais"


"Quem Ama Abraça"

Com o intuito de contribuir para o combate a violência contra à mulher, "Quem Ama Abraça", realizada pela Rede de Desenvolvimento Humano(Redeh) e pelo Instituto Magna Mater (IMM), marca os 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, e os 20 anos dos "16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres". "O mais interessante é que a campanha resgata a afetividade que a violência retira das relações", declarou a defensora Firmiane. Mais informações acesse o site da campanha .