COMUNICAÇÃO
Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas elege nova diretoria
A posse será em Janeiro de 2017, na cidade de Vitória do Espírito Santo
O Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) elegeu nova diretoria para o mandato de um ano. O evento aconteceu durante a realização da XXIII Reunião Ordinária do CNCG, na cidade de Natal (RG), e contou com a participação de corregedores das Defensorias Públicas dos estados, Distrito Federal e da União.
A defensora pública da Bahia Maria Auxiliadora Santana Bispo Teixeira, que presidiu o CNCG neste ano, ressaltou a importância dos encontros do conselho, como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Corregedorias existentes no país: "Diante da diversidade continental, esses encontros oportunizam além da troca de experiências, o alinhamento do que temos em comum e o adequamento, quando possível e viável, do novo trazido e compartilhado".
A corregedora da DPE/BA destacou, ainda, que o CNCG, busca promover e incentivar as práticas administrativas e de gestão, para isso tem como prioridade a normatização das formas de atuação defensorial em cada Estado, através da elaboração de diretrizes, após ampla discussão e votação. "É o meio pelo qual damos voz ao posicionamento do colegiado, que deve servir de norte pelas Corregedorias Gerais", apontou.
A chapa eleita é encabeçada pela corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE-ES), Lívia Souza Bittencourt. Também foram eleitos para compor a nova diretoria os corregedores Fernando Cunha (DPU); como 1º vice-presidente; José Wilde Matoso (DPE-RN) para a 2ª vice-presidência; Adriana Barcelos (DPE-RS) na 1ª Secretaria e Lúcio Guedes (DPU) como 2º secretário.
A Reunião do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas aconteceu na manhã da quarta-feira, 30, no Rio Grande do Norte.