COMUNICAÇÃO

Conselho Superior aprova proposta de orçamento para a Defensoria Pública em 2017

05/08/2016 17:37 | Por Ascom

Proposta prevê crescimento orçamentário de priorizando expansão dos serviços

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia aprovou nesta sexta-feira, 5, por unanimidade, proposta para orçamento de 2017 da Instituição. Com o incremento que receberá, o novo orçamento mantém a tendência de crescimento do ano anterior. Na avaliação do defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Clériston Cavalcante de Macêdo, o aumento previsto é resultado da boa execução orçamentária no atual exercício, das conferências públicas para o orçamento participativo e do diálogo permanente com o Poder Executivo.

O defensor-geral acredita que a previsão orçamentária para o próximo ano, apesar de manter o crescimento, não representa o ideal para a demanda da instituição. "O orçamento não é o ideal, mas é positivo e reflete uma construção. São conquistas e lutas diárias que não podem parar", afirmou. Em 2016, a instituição realizou a maior execução orçamentária da sua história, possibilitando a continuidade do crescimento. A execução do ano anterior é a base para o valor do ano seguinte. Clériston de Macêdo destacou a sensibilidade do Governo do Estado que, apesar do momento econômico que vive o país, entendeu a necessidade de incrementar o orçamento da Defensoria.

A proposta orçamentária para 2017 da Defensoria Pública, apresentada aos conselheiros pela diretora de Orçamento, Mônica Lujan, prioriza a expansão da instituição e a melhoria da infraestrutura, tanto para defensores, servidores e estagiários, como para os usuários dos serviços da DPE. "Queremos estar em imóveis próprios ou independentes em quase todas as unidades da capital e do interior. Apesar das dificuldades, vamos sempre buscar garantir o crescimento da Defensoria", lembrou Clériston de Macêdo.