COMUNICAÇÃO

Conselho Superior dá posse a Rafson Ximenes como defensor público geral da Bahia

02/03/2019 14:14 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 - Texto

A Sessão Solene aconteceu durante o Plantão do Carnaval. Cerimonia de posse acontecerá dia 12, 15h, na Assembleia Legislativa.

Em meio ao Plantão do Carnaval  o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia deu posse ao novo defensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, em Sessão Solene no auditório da Escola Superior da Instituição, neste sábado, 02 de março. Depois de integrar a lista tríplice e ser nomeado pelo governador do Estado, o novo defensor-geral assume o comando da DPE/BA para o biênio 2019-2021 com agradecimento a Clériston Cavalcante de Macêdo, que deixa o cargo depois de dois mandatos, e um chamamento para a coalizão de defensores e servidores: “Vamos trabalhar pela Defensoria Pública, todos nós, juntos”. No próximo dia 12 será realizada cerimônia de posse, às 15 horas, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, localizado no Edifício senador Jutahy Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia.

Rafson Ximenes disse a Clériston de Macêdo, que lhe transmitiu o cargo,  que as mudanças imprimidas ao longo dos últimos quatro anos não tem preço. Entre as realizações do antecessor que foram destacadas estão a ampliação do número de comarcas alcançadas  e a mudança da legislação, que possibilitou, entre outras coisas, que o defensor público seja promovido sem necessariamente sair da comarca onde atua. Embora em março de 2015 a Defensoria Pública estivesse instalada em 24 comarcas, tinha defensores públicos em apenas 22. Com a proposta de expansão e interiorização a gestão encerrada hoje alcançou 35 comarcas e deixou para o seu sucessor a inauguração e designação de defensor público das unidades de Ribeira do Pombal, Cruz das Almas e Bom Jesus da Lapa, que já estão prontas. Realizou concurso e nomeou 75 aprovados. “Essas mudanças não tem preço. Ninguém vai deixar um legado como esse. Pode descansar tranquilo”, afirmou a Clériston de Macêdo.

Como toma posse em pleno Carnaval, Rafson Ximenes ressaltou que neste período as pessoas ficam felizes e que isto pode ser um anúncio de uma gestão feliz, para todas e para todos. “Que todos venham ajudar. Não a mim, mas a quem depende da Defensoria Pública”, convidou o novo defensor público geral do Estado da Bahia.

Clériston Cavalcante de Macêdo, que durante os quatro anos de gestão teve Rafson Ximenes como subdefensor público geral, afirmou estar tranquilo. “Tenho certeza que fará um excelente trabalho, porque competência, vocação e amor pela Defensoria vossa excelência tem”, afirmou. Ao fim do seu segundo mandato Clériston retoma as suas atividades na Especializada de Família.

“Encerro aqui o meu ciclo como defensor público geral da Bahia com a certeza de que combati o bom combate. Usei todas as armas disponíveis para que cidadãos e cidadãos baianos em suas pluralidades, pudessem ter mais acesso à justiça num momento em que o martelo, a venda e a balança  pesam negativamente para aqueles mais carentes e vulneráveis. Fiz o que estava ao meu alcance, me doei, abneguei momentos, família e saúde para dar o meu melhor pela Instituição que, sou suspeito para falar, mas creio com o coração que é a mais crucial dentro do sistema de justiça para as pessoas que se vêem desamparadas aos olhos estatais. Agora Rafson Ximenes, que é tão apaixonado pela Defensoria Pública como eu, seguirá o curso de alçá-la e de cuidar atenciosamente dos interesses das pessoas que mais precisam. Fica aqui o meu muito obrigado a toda a minha equipe, que junto comigo se doou e acreditou num projeto inclusivo e fortalecido pela sociedade civil”, comenta Clériston de Macêdo, se despedindo.

A Sessão Solene foi prestigiada pela esposa de Rafson Ximenes, Valéria Teixeira Souza, também defensora pública, por defensores(as) e servidores(as), além de parceiros da Instituição, como a secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Rogéria Santos, o vereador Marcos Mendes,  a coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Iara Farias, e o presidente da Nova Lapa (onde a Defensoria tem realizado suas posses populares), Zilney Campello.