COMUNICAÇÃO

Conselho Superior elege homenageados que receberão Medalha de honra ao Mérito Defensorial

08/03/2016 14:29 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)
A novidade deste ano é o reconhecimento aos servidores

O Conselho Superior já escolheu os nomes dos homenageados que serão contemplados com a Medalha de honra ao Mérito Defensorial. Defensores públicos, servidores da Defensoria Pública do Estado da Bahia e figuras públicas receberão a homenagem. A entrega das medalhas acontecerá em 19 de maio próximo, durante o Dia Nacional da Defensoria.

"Esse ano há uma inovação com o acréscimo de uma nova categoria de homenageados que são os servidores da Defensoria Pública. Apesar de a Instituição ainda não contar com servidores efetivos, temos uma equipe extremamente dedicada. Não seria justo na comemoração de 30 anos da Defensoria não reconhecermos o trabalho de alguns desses profissionais", destacou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

De acordo com o subdefensor-geral, Rafson Ximenes, esse reconhecimento era uma demanda reprimida, uma falha institucional que pôde ser reparada pela primeira vez graças a atual composição do Conselho Superior, que aprovou a proposta de inclusão da homenagem ao corpo de servidores por unanimidade.

HOMENAGEADOS

• Contribuição Profissional, destinada aos defensores públicos em atividade, na área de atuação ou pesquisa: Maria Betânia Ribeiro Ferreira e Fabiana Almeida Miranda.

• Contribuição Honorífica, no plano do desempenho social e político e serviços à Instituição: ministro Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin e a ex-ouvidora geral da Defensoria Pública, Tânia Palma.

• Contribuição Ivo de Kermartin, destinada aos defensores públicos e defensoras públicas que estejam aposentados na data da proposta apresentada pelo conselheiro, ou que estejam próximos da aposentadoria compulsória, e que nunca tenham recebido qualquer comenda: Hildebrando Araújo, Alina Feitosa, Maria Augusta Dantas Lucas.

• Contribuição de União para Servir ao Povo, destinada aos agentes públicos, não integrantes do quadro de defensores públicos, que possuem vínculos profissionais formais com a Defensoria Pública: Lígia Maria Cerqueira, assistente de apoio e Carlos Santos Silva, auxiliar de serviços gerais.