COMUNICAÇÃO
Consumo seguro é tema do projeto Sala de Espera no CAJ I
Amanhã, 10, a palestra será na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep.
Um grupo de estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Bahia – UFBA apresentaram palestra sobre Consumo Seguro aos usuários dos serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na Casa de Acesso à Justiça I no Jardim Baiano, nesta segunda-feira, 9. Amanhã (10), a palestra será na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep no Canela.
O subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública e idealizador do projeto Sala de Espera, Gil Braga, disse que é função legal do defensor público promover a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico. “É nosso papel esclarecer as pessoas sobre os direitos delas, como elas podem exercitá-los e prevenir conflitos”, explicou Gil Braga.
As estudantes da UFBA Jaciele Santana, Daniela Sena, Jéssica Ferreira, Daiane Marques apresentaram aos presentes os casos de acidente de consumo e mau uso de produtos e serviços mais comuns. De acordo com os dados apresentados o produto infantil é o que causa mais acidente na Bahia e o terceiro colocado no Brasil. “Esse sistema que nós mostramos parte de relatos do consumidor que tem ter consciência da sua responsabilidade. Nossa intenção é essa difundir o conhecimento”, pontuou Jéssica Ferreira.
Para o assistido Fortunato Neves, a conscientização que a palestra traz é muito importante: “As vezes o que causa o acidente não é nem o produto, mas a ausência de informação da pessoa, que não geralmente não lê o manual”.
A subcoordenadora da Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, também compareceu ao evento. Para conhecer o relatório do Inmetro com dicas sobre o consumo seguro clique aqui.