COMUNICAÇÃO

Contato direto com a população no dia do aniversário da cidade

30/03/2009 13:57 | Por

A inauguração do serviço itinerante e o lançamento da cartilha institucional marcaram hoje, domingo, 29, no Farol da Barra, momentos de proximidade e interação entre defensores públicos e servidores da Defensoria Pública, e a população de Salvador. O evento, como parte das comemorações dos 460 anos da cidade, atraiu as pessoas, que identificavam o furgão com a marca da instituição e percebiam a movimentação da distribuição dos exemplares.

"O contato com as pessoas explicando o que é a Defensoria só faz com que a gente propague a instituição e nos mostre mais", disse a defensora Rita Orge, subcoordenadora da Defensoria Especializada Criminal e de Execuções Penais, que integrou o corpo de representantes da DPE participantes do ato. O subdefensor geral, Cleriston Cavalcante, que também esteve no local, destacou a importância desta ação por demonstrar a preocupação e o compromisso da Defensoria em cumprir sua função. "O carro vai levar a instituição para onde as pessoas estão e a cartilha é uma forma leve, exemplificada, informal, mas com responsabilidade, de mostrar às pessoas seus direitos, de informar sobre as vias de acesso à Defensoria e tudo o que ela oferece nas diversas áreas".

Defensores e servidores distribuíram os exemplares (cerca de mil) nos entornos do Farol da Barra, onde estava acontecendo toda uma programação envolvendo o aniversário de Salvador. Muitos que já tinham conhecimento da atividade da Defensoria Pública manifestavam seus problemas. "Tenho um processo lá, de um filho que faleceu e nós precisamos de um alvará para termos acesso a um dinheiro", disse a ambulante Helena Maria Santos para a defensora Rita Orge, quando foi questionada se já conhecia a instituição. "Todos os anos vocês visitam a gente lá no Campo Grande", respondeu a também ambulante Jandira Pereira ao manusear a cartilha.

Jovens, idosos, mulheres, crianças, todos tiraram dúvidas a respeito da atuação da Defensoria. Chegaram a colocar que tinham problemas com casos de pensão alimentícia, indenização por conta de acidente, causas nos Juizados Especiais. "O furgão auxiliará a Defensoria no atendimento do cidadão usuário que muitas vezes não possuem sequer o transporte para acessar os espaços físicos de atendimento da instituição. Além disso, faz com que a Defensoria, através de seu corpo defensorial, possa chegar às mais variadas comunidades de Salvador e perceber um pouco da realidade vivenciada pelo público usuário", destacou a ouvidora Anhamona de Brito, que também prestigiou o evento.

Entre os presentes estavam também as subcoordenadoras Maria Carmen Albuquerque Novaes, da Especializada da Infância e Adolescência, e Rosane Assunção, de Família. Além das defensoras Alda Monteiro, Tatiane Chagas Alves, o corregedor geral Marcus Vinícius Lopes de Almeida, os servidores Ricardo, Ione e Lavínia.