COMUNICAÇÃO

Convênio que garante mestrado para defensores públicos é celebrado com a UFBA

06/02/2020 17:19 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 05 de março de 2020

Defensores públicos agora podem cursar o Mestrado Profissional em Segurança, Justiça e Cidadania, ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Segurança Pública – Progesp, da Universidade Federal do Estado da Bahia – UFBA. O edital foi lançado nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, publicado no site da Universidade.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 05 de março de 2020. Para ver o edital, basta acessar o site da UFBA/Progesp ou clicar aqui. O curso está previsto para começar em 26 de março.

O mestrado é fruto de convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Instituição de ensino, em ato assinado pelo defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes e pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles.

O lançamento do edital foi definido em reunião de alinhamento ocorrida na segunda-feira, 03, entre a coordenadora do PROGESP, Ivone Freire Costa, a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP, Soraia Ramos Lima e o coordenador do Mestrado em Segurança, Milton Júlio de Carvalho Filho.

“O interessante é que não é um mestrado somente acadêmico. É profissional, voltado para a defensora e o defensor público, e que traz propostas que auxiliam na defesa dos usuários dos nossos serviços. A produção ao fim do mestrado será orientada para a melhoria da qualidade no trabalho da Defensoria”, comentou a diretora da Esdep, Soraia Ramos.

Mestrado

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania – MPSPJC terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 e será realizado nas modalidades presencial e não presencial, em Salvador (BA). São 35 vagas, 23 para defensores públicos e 12 para o público em geral, com algumas delas reservadas para pessoas negras, trans, com deficiência, índigenas, quilombolas e estrangeiras.

Com aulas quinzenais, concentradas em três dias na semana – quinta-feira (tarde/noite), sexta-feira (manhã/tarde) e sábado (manhã) – o curso acontecerá predominantemente na Escola de Administração e na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Também poderá haver aulas nas instalações da Defensoria.

As linhas de pesquisa são Políticas e Gestão em Segurança Pública, que analisa formas relações entre Estado e Sociedade, como a gestão integrada entre polícia e povo em modelos como o policiamento comunitário; Direitos Humanos e Cidadania, que estuda as ordens políticas e de segurança, com base na dignidade humana, no valor da vida, e levando em consideração grupos minoritários; e Criminalidade e Vitimização, que estuda as reações sociais, o sistema prisional e as ações institucionais de prevenção e combate à violência.

Mutidisciplinaridade

O mestrado é resultado de uma iniciativa conjunta da Escola de Administração, da Faculdade de Direito, do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da UFBA. Com natureza multidisciplinar, é executado em um arranjo de modelo de gestão compartilhada e traz estudos avançados em diversas áreas com temas diretos e transversais à segurança pública e aos sistemas de justiça.

“Seu desenho/objetivo didático pedagógico fomenta o desenvolvimento de estudos de reflexão da atuação dos profissionais e das instituições parceiras. Assim, as pesquisas costumam fazer emergir inquietações cotidianas que possibilitam, no decorrer da formação, mudanças de valores, comportamentos, e novas nuances da cultura institucional”, informa a PROGESP.