COMUNICAÇÃO

CONVERSA DE RUA – Defensoria recebe pessoas em situação de rua para roda de conversa

13/03/2019 16:38 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA 3686 (Texto e Foto)

A escuta das pessoas abrigadas teve como objetivo verificar se os abrigos estão acolhendo as pessoas de forma adequada

Há alguns anos a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA desenvolve um trabalho diferenciado com as pessoas em situação de rua, através do Núcleo Pop Rua. Nesta quarta-feira, 13, a Instituição recebeu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, pessoas que moram em abrigos, com o propósito de ouvi-las acerca da realidade vivida por eles nas casas de acolhimento.

Na conversa, que foi mediada pela servidora Sandra Carvalho e o servidor Lucas Sampaio, as pessoas abrigadas citaram como principais violações de direitos: a alimentação inadequada, revista vexatória (em bolsas e sacolas), impedimento de ir e vir com os filhos menores na hora que quiserem, calor excessivo, além de furtos.

Sandra Carvalho explicou que o objetivo da conversa é recolher os depoimentos, transformar essas reclamações em uma demanda coletiva, para em seguida provocar os órgãos responsáveis pelo acolhimento, para que haja melhoria na qualidade do serviço prestado. A Defensoria Pública já atende essas demandas de forma individual, com a equipe multidisciplinar do Pop Rua.

A coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Lívia Silva de Almeida, também participou da conversa com as pessoas abrigadas. Nos dias 19 e 20 deste mês, a Conversa de Rua continuará ouvindo pessoas de outros abrigos para complementar e subsidiar a demanda coletiva.